Quem vos Fala

Minha foto
Nerd-Headbanger-Apaixonada por Rosa, Química, Moda e Artes. Resolveu ser médica apesar de gostar de escrever (contrariando a classe) mas que ainda assim tem uma letra terrivelmente feia (justificando a classe..rs) "Os ideais que iluminam meu caminho são a bondade,a beleza e a verdade." Uma mistura de coisas distintas,incorrelatas,e completamente legítimas.

quarta-feira, 4 de abril de 2012

Alguns Ícones de Baires

Bom, a montagem desse blog deu um trabalhão. Eu queria, sim (ouviu sr @davibottini rsrsrs beijos querido!), um layout bacana que transmitisse o efeito que Baires estivesse tendo em mim.
De início, acreditem, era algo bem diferente...até que a minha querida Marsulinha @amandamarsula me fez conhecer o Pinterest.com e foi lá que achei o plano de fundo escolhido, e que finalmente, era perfeito! :)

A querida da @Marggah (http://www.marggah.blogspot.com) comentou que gostou do plano de fundo, e bom, vim então postar a imagem integralmente pra ela, e também, explicar o motivo do uso :)
*VISITEM o blog dela. É um blog muito bacana e bonito, um cantinho bem pessoal em que ela compartilha as suas aventuras com a moda com muita doçura, bom humor e honestidade. É gostoso pra se identificar, refletir e compartilhar idéias! Não mais, é dos poucos - senão únicos - que remete à moda adulta, focado nas mulheres de 40 e 50 [chamados por ela de 'entas] Adoro! :)*

Wall do Blog
Essa linda imagem reuniu dois aspectos: Um desenho simples, caseiro, meio romântico até, e bem fofo de todas as características culturais clássicas, e da estética de Baires.
Por reunir tudo isso de forma tão cálida e carinhosa, e usar do tom característico daqui, o Azul (em um tom celeste fofíssimo), e um pouco do amarelo para remeter à bandeira, achei perfeito. Não poderia resumir melhor todo o efeito, toda a beleza, a rotina e os ícones bonairenses tão típicos.
(Esse ônibus 60 é super famoso aqui, e um dos mais populares e utilizados, pois é um dos que fazem os maiores 'recorridos' - ou seja, trajeto - não mais tem mais de um ramal, ou seja, mais de um tipo de itinerário. Inclusive é o que eu pego pra ir pra faculdade hahahaha e por sinal, andar de ônibus aqui é coisa de outro Mundo. Incomparavelmente melhor que SP, todas as classes sociais usam, é super novinho, simples e até que fácil quando você entende e conhece as localidades das coisas. É um serviço 24hr e muito funcional. Bem legal! Mas falo disso melhor depois...)

Propaganda Fantástica do Zoo de Baires, adorei! (e adoro Leões...)

Achei bem intrigante essa imagem da Aerolíneas. Não sei dizer se foi uma provocação, uma real campanha (pois lembrem que Gay = alegria, jovialidade), ou o quê, mas realmente reflete algum humor bem ácido, ou simplesmente, pleasure.

Essa obra urbana é bem famosa, no mundo todo. É um grafitti utilizando ícones sociológicos, políticos - a cor e a figura da bandeira - e simbologia, infelizmente, das mais tristes. Reflexo do hábito urbano-político tipico de Baires e do Porteño, e da sensação do mesmo sobre sua política, justiça e toda a agressividade que enfrentaram e seguem enfrentando, em forma de resquícios e resultados dos mais variados, igualmente para nós. Esse sentimento de luta, e engaje político, é inspirador, animador, e impressionante pela lucidez e pela força.

Linda imagem reunindo também ícones. Diz sobre o bairro de San Telmo, o famoso bairro boêmio, que concentra arte, artesanato, antiguidades, barzinhos e muita música. É onde está a famosa feira homônima, que reúne de tudo isso, junto a muita cultura, seja pela variedade de gente, seja pela riqueza de conhecimento dos seus visitantes e compradores, seja por toda a história do local e dos objetos. É realmente romântico. Um local muito bom para os que apreciam de variedades culturais, temporais, história, notalgia, e muita, mas muita arte. (a feira é similar a Benedito Calixto, para os Paulistas que precisem de um referencial. ;)). Costumo dizer que, apesar de boêmio, e de estética não muito bonita (não é um bairro nobre) ele concentra muita riqueza. Ah sim, muitos Brasileiros que vem morar aqui acabam indo parar lá, mas não pelo bairro em si, e sim por total desinformação haha e por ser um local popular, caem lá sem pesquisar um pouco melhor (o bairro não é dos mais acessíveis e fica bem no centro)

Evita. Dulce Evita. Ah o Peronismo...tão forte e fundamental aqui, divisor de águas e que eu, verdadeiramente, passei a entender porque é tão importante aqui, mesmo que não se partilhe dele. Símbolo da união que existe até para estar do contra, e da união artificial que sempre sentem precisar fazer - pelo menos, os governantes - para ir a favor de alguma campanha. Engraçado que, sendo peronista ou não, isso não determina seu apoio político, muito menos sua posição - esquerda, direita, etc - mas sim, a sua visão de como as coisas deveriam caminhar, logo, determina sua veia de opinião. Mas acho que ninguém, de fato, realmente será do mesmo significado que Evita: A doçura simpática que, mesmo fazendo tanto desastre, realmente tinha apoio de seu povo. O restante, não tem nem de doçura, nem de simpatia, nem de apoio, mas fazem apelos histórico-nacionais na pretensão de sê-lo. Compreende-se porque Evita, para muitos, chega a ser uma heroína. Soa bonito falar dela.


Xícaras! EL CAFÉ! :))) #semmais #amoessaimagem - quem me conhece sabe o quanto isso tem tudo a ver comigo, hahaha



Não é tropical, mas é fruta! - Pêssegos, Mamão, e brasilidades: Um pouco da alimentação em Baires

Esse é um assunto que faz tempo tinha pensado em escrever, mas com o correr do tempo, ele ficou esquecido no amontoado de afazeres e conceitos bio-químico-físicos e a trocentada de papéis com cálculos e uma maldita matemática. HAHAHA (além do feel dona de casa, of course. - vide essa post pooouco caseira rs)

É o que temos...


Quem me conhece sabe que gosto muito de frutas. Todo dia tomo um bom suco, e sempre que possível estou comendo uma frutinha. - saudades das 'padocas', feel único!
(Recomendação: Os sucos envasados aqui são absolutamente excelentes. Não há aquele sabor de conservado ou de aditivos para destacar sabor, cor, etcs. São um gênero de "Xandô" (marca nacional tupiniquim), mas bem mais gostosos, além de ser regra geral. E é notório, mas realmente as melhores laranjas do Mundo, que são nossas, não estão no Brasil. Pena.
Gosto muito da marca Cepita. É comum, corrente, e barata \para os referenciais da moeda argentina\ (6 pesos! - a faixa de preço para produtos parte geralmente dos 4 pesos, ou seja 4 pesos é o nosso 1 real, rs) mas saborosíssima e dura muito. Um copo americano já é suficiente e é impressionante o quão natural.)

Bom, aqui em Baires uma das primeiras coisas que notei - e senti muita falta, pelo costume - foi a falta, TOTAL, de Mamão. Sim. Mamão. - ele INEXISTE aqui em Buenos Aires, independente do mercado ou quitanda que você for.
(Para a curiosidade: Em espanhol, QUITANDA ou VERDURERIA, se chama VERDULERIA (haja trava língua né?rs no português é mais empírica a flexão)


E em compensação, vejo na TV a Narda utilizando mamão loucamente como se aqui houvesse de sobra. - lembrar de mandar um email educado, lindo e cheio de amor para a querida da Narda Lepes, perguntando onde ela os arranja

*Narda Lepes é uma renomada chef de cozinha, porteña, famosa por fazer a chamada 'gastronomia fusion' que mescla culinárias variadas de forma caseira, prática e harmoniosa. (inicialmente, como carreira de chef, era conhecida especialmente por mesclar os sabores latinoamericanos com culinária japonesa, e para isso, teve conhecimento de produtos brasileiros, andinos, caribeños, argentinos e muito mais.)
Muito popular aqui na Argentina justamente por seu ar caseiro e familiar, ela tem a filosofia do 'comer & pasarla bien' deixando muitas vezes recados do viver bem junto a alimentação, e também belas ironias para os que sofrem em nome dos frangos, vacas, e outros seres que nos fornecem a carne de todo dia, rs
[ela diz coisas como: "El tuvo una vida feliz, no se preocupen."]
Ela já esteve presente em diversos canais de gastronomía, passando a ser mais popular na TV a cabo depois do lançamento do seu livro "Comer & Pasarla Bien".Atualmente se encontra no Canal Utilisíma, tendo os horários mais nobres e o mais alto ibope, além de reprises incontáveis, sempre realizando pratos diferenciadíssimos, e dos mais variados, ao mesmo tempo simples de se fazer (chega a fazer TRÊS, COMPLETOS, POR PROGRAMA! nada de vir coisa meio pronta para o programa!) e com um ar bem caseiro - notável das dicas de preparo até na decoração (inclusive, na propaganda, há a seguinte frase "Ella está en todos los detalles *foco na decoração*"). Nada dessas coisas de 500g e cia, tudo bem empírico e natural, como a rotina e aqueles momentos que estamos preparando algo para as pessoas mais queridas.
Pelas palavras de Narda: "Me encanta abrir la tapa de la olla, sentir el olor y ver que todo salió bien. Salto un "Si!", pues me encanta produzir algo que sea rico, que sea de tu casa, y que les guste a todos. Bueno para ofrecer a su gente amada y recibir amigos. Eso és vivir bien"

Curiosidade 2: 'Narda' seria um feminino de 'Nardo', flor muito muito bonita e perfumada, originária da ásia e que serve para produzir óleos e essências :) parece ser da família das Orquídeas, se não me engano*


Narda Lepes
Narda e uma sacola com produtos brasileiros! :) ela adora.
E olhaí a Malagueta! Ela gosta bastante de pimentas, usa sempre!;) #bomgosto

Nardo


Bom, estava eu tomando café (é, estamos em um feriado INFINITO por aqui, tô que já não aguento mais haha), peguei meu pote de geléia com deliciosos pedaços de fruta <3 (La Campagnola, recomendo! Marca que já tivemos no BR mas não vejo mais há bons anos) e tive o espasmo: "Verdade, esqueci de falar sobre isso".
#TodosSenteUmaEmoçãoAbsurdaComEssaFraseFabulosa
E o que a geléia tem a ver com qualquer coisa?
Tem que... ela é de pêssego! - acredite, querido leitor, isso significa. HAHAHA

Pêssegos, em contraste com o Mamão, ABUNDAM por aqui, juntamente dos silvestres (morangos que nunca vi igual) e cítricos (um beijo para os pomelos rosados lindíssimos que encontro por aqui e para cada maravilha que fazem com elas!)
Há pêssegos belíssimos por todo canto, e inclusive, é uma fruta muito utilizada para fazer todo gênero de produto - e por isso mencionei a geléia. Você vê, tortas, geléias, doces, pratos salgados, saladas... há realmente uma grande variedade de itens feitos com eles. (e eu fico muito feliz! Pêssegos e Morangos são meu par favorito!)

A Argentina é considerada o maior produtor de pêssegos do mercosul (!), e realmente, justifica-se. Pelo clima favorecedor, é óbvio que poderiam ter uma extensa e variada produtividade de pêssegos, mas além disso, há todo um contexto histórico e político da Argentina com os Pêssegos, e por isso a cultura dela é extensa e o costume muito forte, sem contar que é um produto bom para a economia frente à sua grande rotatividade e ao fato da base econômica argentina ser a agricultura. (é, especialmente, um dos produtos mais exportados daqui)
No Brasil temos pêssegos, mas fora de época (setembro) são horríveis, e na própria época, não são tão incríveis como os daqui, tanto é que geralmente (no Brasil) o pêssego é um produto de importação.
O pêssego argentino é muito famoso por ser um excelente produto em qualquer época do ano, e bem abundante - qualidade que poucos países podem sustentar.
Frutas tropicais realmente são raras, das poucas espécies temos Goiabas, Abacaxis (Ananá - curiosidade: Nos outros países fala-se PIÑA para o Abacaxi. Só aqui se diz Ananá. Por isso a 'Piña Colada' é feita de abacaxi, e o nome significa, 'Abacaxi coado' ;))), Bananas, Kiwis e Romã (Granadas) (todas elas BEM raras de encontrar. Vez ou outra vemos uma manga também, mas é muito difícil. O Ananá é o mais fácil, e é um sabor muito apreciado aqui também)
Agora, todas essas 'frutas de carozo';'frutas de pepita';'frutos secos y brillantes' (caroço, sementes, secos e cristalizados) tem de sobra e são bem baratos.


Não se enganem! Essas frutas verdes são maçãs e pêras :)


Outra fruta fantástica aqui é a maçã. Abundante, boa e bem baratinha. Uns 6 pesos você leva por volta de 1kg (!) de maçãs. Bom pra saúde, pra mente e pra energia diária que precisamos :)
Maçã, especialmente a verde, você vê com frequência e também é muuuito utilizada na culinária daqui. (e faz muito bem para o estômago e sistema hepático!)
Os cítricos nem preciso comentar. Pomelos, laranjas, mexiricas, limões.. (só não há do nosso clássico limão verdinho). Sucos, extratos, doces..muitos doces (geralmente tortas e roscas BEM bonitas e MUITO saborosas) são feitas deles.


Mousse de Durazno

Pomelo Rosa, lindo né?


Mousse de Pomelo (Branco). Nhaam :))

Fanta Pomelo Rosa :) - Curiosidade:  Geralmente, cada país acaba fazendo  um sabor de Fanta com algum gênero de fruta que possuam. O Pomelo, que tem na américa espanhola, foi o sabor. No Japão, por exemplo, tem a Fanta Melão. Falta a gente!haha



Faz uma semana e algo, começou a chegar frutas um pouco mais tropicais como as mangas, mas é bem pouquinho mesmo.
Realmente, de início, surpreende a falta de variedade. Para o brasileiro a fruta é algo tão corrente, tão comum no nosso cenário rotineiro e tão barato (na maior parte das frutas), que chegamos a não valorizar e sequer a consumir o tanto que poderíamos. (que saudades daquelas cestas de frutas lindas e enormes que meu pai sempre monta em casa...)
E com a imensa cultura dos doces aqui, vemos usos fabulosos de forma corrente. Sinto um pouco de falta dessa elaboração e melhor prática confeiteira no Brasil (vejo especialmente na qualidade dos folhados - 'milhojas' em espanhol - que ainda são bem raros de se encontrar dos bons)

Ator vestido de gaúcho em um campo produtor de Pêssegos. É um filme inspirado no Tango de Gardel "Flor de Durazno", para vocês verem como é algo partícipe da cultura o Pêssego.


Mas bem, esse dilema de presenças e ausencias me leva a outro ponto marcante aqui: O sofrimento geral dos brasileiros que aqui estão - me excluo desse grupo - para substituir e se adaptar.
Escuto inúmeras vezes: "Ai que saudade do meu feijão!"; "Minha mãe está me mandando uns 5kg de feijão por correio!"; "Saudades de fazer brigadeiro e mousse de maracujá! NÃO TEM maracujá aqui! Eu fazia todo dia lá no Brasil!"
Reconheço o peso que os costumes - e as delícias que temos na nossa rotina - tem nas nossas vidas, por mais que eu tenha tido hábitos bem diferentes como resultado de ser filha de estrangeiros, e por isso, não sentir tanta falta do 'feijão nosso de cada dia' ou do 'mousse de maracujá feito em 5 minutos num sábado a tarde'.  Mas acredito que é imprescindível a adaptação e nos esforçarmos para isso. É fundamental aprendermos sobre os novos sabores, os hábitos, tanto pelo fator sobrevivência, como por adquirir um novo conhecimento. Descobrir a alimentação de um lugar, e seus produtos, nos ajuda a aprender melhor sobre inclusive a cultura do lugar e sua dinâmica, e isso, de forma bem pessoal, nos ajuda a nos sentirmos mais 'em casa' pois passamos a aderir a e a sabermos lidar com esses produtos e até reconhecer seus custos (na prática, saber quanto vai sair seu supermercado é absolutamente importante).

E que melhor pode haver do que ganhar mais uma 'casa' nas nossas vidas?! :) ampliamos nossos espaços e laços no mundo.

Faz parte da experiência, e do crescer. Todos estão aqui para crescer de alguma maneira. E não me excluo disso.
Se não temos maracujá com frequência, tudo bem, utilizamos uma outra fruta para fazer o mousse. Podem ser os morangos locais que são deliciosissimos, o limão, o pomelo. Fazer com eles vai gerar um novo conhecimento no experimento culinário, e certamente o sabor não será igual se usássemos as frutas brasileiras. Se não há mamão, dá para substituir por ameixas (que também tem muito - essa foi uma substituição que realizei haha), e se não há o feijão, ou aquele feijão macio que temos (pessoal diz que é muito 'cascudão' o que chega aqui, rsrs) há inúmeras opções de grãos que oferecem o mesmo nutriente e até mesmo sabor.
Isso são só alguns exemplos, e bem banais, é claro. Mas o importante é que, realmente, sempre façamos da adaptação e do conhecimento, para aderir novas coisas e fazermos melhor proveito do momento e de onde estamos. ;)

Em tempo: Sempre que saio do Brasil estranho a seguinte coisa: A Água.
De começo nunca gosto, mas ontem mesmo me deparei o quão gostosa estou achando a água daqui - meu medo agora é a reação que terei no Brasil! HAHA! Naturalmente vamos nos acostumando...


E simplesmente não consigo compreender como tem gente que reclama de certos doces uma vez que aqui tem cada maravilha! Nada como os hábitos..nada como os hábitos...rsrsrs


*clique abaixo para seguir lendo*