Quem vos Fala

Minha foto
Nerd-Headbanger-Apaixonada por Rosa, Química, Moda e Artes. Resolveu ser médica apesar de gostar de escrever (contrariando a classe) mas que ainda assim tem uma letra terrivelmente feia (justificando a classe..rs) "Os ideais que iluminam meu caminho são a bondade,a beleza e a verdade." Uma mistura de coisas distintas,incorrelatas,e completamente legítimas.

terça-feira, 10 de abril de 2012

Novidades sobre a Faculdade..

Esses dias eu recebi o último ranking das melhores Faculdades de Medicina do Mundo, e fiquei bem contente com o resultado :))

A UBA (Universidad de Buenos Aires), universidade qual estudo, está entre as 100 MELHORES _DO PLANETA_  ocupando a posição de 59º. (:DDDD)
A USP ficou em 70º e a Unicamp em 200 e algo (sorry eu não me lembro, lol), se não me engano.

Esse ranking, claro, tem as classificações gerais e  tem as classificações por área\escolas. No caso, como disse, está na classificação de escolas de medicina\ciências médicas. (e isso me IMPRESSIONA. Dentre tantas que há no mundo, e tantas famosas, a posição da escola de medicina da UBA é impressionante.)

E mesmo sendo uma universidade ausente de vestibular (aliás, o processo VESTIBULAR, de fato, e como conhecemos, só existe no Brasil..) ela não decai na sua seleção de alunos, e muito menos no nível de seus cursos e de sua instituição. E não estamos falando de universidades particulares que abrigam grande manutenção e mecenato, como as famosas dos EUA, mas sim uma pública, que se sustenta apenas com os recursos do estado e com a força estudantil dela (Seja o grau que for) e de sua população.
Não mais, é bem prestigiada no meio científico, no meio profissional, e no conhecimento global geral. E isso só me faz repensar o quão triste e distorcido é o nosso vestibular no Brasil, que não necessariamente seleciona 'bem preparados', mas sim, os competentes pra vencer multidão - os competitivos. E se não há competidores, ai claro, não há em si a competição e o ingresso é mais light (como os famosos casos dos cursos 'menores' que brotam de piadas nos meios como cursinhos e colégios..)

(Olho: Eu não estou falando isso por ser 'mais um desaprovado rancoroso e mimimizento' pois eu aprovei no vestibular brasileiro, não somente em medicina mas em outras carreiras também. Isso é lucidez e esclarecimento sobre um assunto delicado, importante e que afeta sim a forma como vivemos lá. E mesmo que não o tivesse aprovado, pensaria igual, pois é lamentável ver a perda de alunos BONS que acabam tendo de desistir de seus cursos, sair, ou ir para universidades mais ou menos, frente ao caos que é nosso processo seletivo.


Mas uma coisa é fato: O Brasil está se destacando em DIVERSOS campos, mais do que nunca, e a mídia está ajudando a divulgar.
E evidentemente que isso me deixa não só contente, mas orgulhosa, sempre e sempre, seja aqui, lá, ou onde eu estiver :)) go ahead!)

E é curioso refletir isso, após ver que uma universidade tão similar a USP como a UBA, está algumas posições na frente no Ranking. Claro que isso envolve inúmeras outras questões, de ambos lados, mas é realmente uma coisa delicada..e com o tempo a ser sanada, mas não com pequenas alterações, e sim, algo verdadeiramente estrutural na educação e no acesso à universidade para um volume imenso, e nisso, temos que mesclar nossa realidade ocidental, com as novas lições que realidades bem diferentes, como a do oriente, nos andam trazendo. Mas por enquanto, infelizmente, o vestibular ainda parece ser a melhor opção...(ou melhor, verdadeira CLASSIFICAÇÃO, pois é uma competição, e não uma aprovação somente por você ter o grau de conhecimento e autonomia devidas e exigidas pela instituição.)

Bom, pra quem quiser conferir o ranking, cá está :))
Aqui

:DDDD


Eu fiquei muito contente em saber disso, e foi muito gratificante. É uma sensação incrível você fazer parte de uma grande escola, reconhecida mundialmente e com tantos prestígios, evoluções e também tradição, das mais variadas.

A UBA abriga nobéis (ganhadores do prêmio Nobel) em várias áreas, mas é destacada na área de Medicina, especialmente a do QUÍMICO César Milstein (que prova a sua absurda cabeça com a gigante humildade que possui), que ajudou a mudar e a melhorar muito o conhecimento, a aplicação e a prática médica, um passo importante para toda a sociedade e a humanidade em si . É um dos grandes padroeiros da Universidade sempre resumindo o espírito da ciência, do Argentino, e da UBA.

Excertos de Milstein :)

Excertos de outros renomados, e também padroeiros, da UBA :)
Simplesmente brilhante.

Conta também com três colégios de Ensino Médio - escolas de alto nível, algo muito semelhante à famosa escola da Federal de Viçosa - MG que é uma das melhores do Brasil (e ter esses colégios prova a capacidade para fazer a seleção e preparação de seus alunos no CBC), 10 museus, e seus 13 institutos (facultades) que incluem os variados cursos de graduações.
A UBA conta também com uma rádio, de excelente qualidade, onde oferecem não somente música, mas debates e até mesmo assuntos correlacionados com os estudos acadêmicos dos institutos, e até mesmo, do CBC (Ciclo Básico Comum - ano de matérias comuns, base, preparatórias, para cursar determinada área\carreira. É o que qualifica se o aluno está apto para cursar as matérias, e, por já ser em nível acadêmico, ele se estabelece no ritmo da faculdade, e consegue cursar as matérias mais elaboradas seguintes com maior fluidez e sofisticação), e oferecem também cursos profissionalizantes dos mais variados, todos gratuitos, sem exigir sequer escolaridade completa. Tudo em busca da melhora de sua sociedade.

A Facultad de Medicina de la UBA conta com todo um complexo de clínicas, hospitais, institutos de estudo, pesquisa, prática e da própria faculdade. Dentre isso, conta com seis hospitais, importantes para a cidade, o país e para o estudo, avanço e pesquisa da Medicina, e conta também com o diploma universal, ou seja, aceito em toda a américa (excetuando EUA e Brasil, que exigem certos procedimentos de assimilação do profissional. No caso do BR a famosa revalidação de diploma), e também na Europa.
(No caso de Medicina, considerar OCIDENTE e ORIENTE é algo importante. Então o 'universalismo' corresponde sempre ao 'lado do planeta' que você corresponde, rs)

É de fato a USP da Argentina (hahaha é como dizem!), com diversas características idênticas, inclusive nos seus espaços acadêmicos, mas com esse tom próprio dela, e também do povo Argentino\Porteño. É uma universidade fantástica..e tenham em mente que ainda debaterei e discriminarei muito sobre ela ainda. :)) - e olha, tem MUITO pra contar e falar viu!!!

Quem quiser conferir a página da FMED-UBA...fiquem a vontade :)
E quem quiser fazer o 'recorrido virtual', ou seja, um passeio pela faculdade (e nos outros institutos também) visitem a pagina da UBA, e acessem o 'recorrido virtual' podendo escolher onde vocês querem conferir.
Eu ofereço já o link do recorrido da Medicina..por motivos óbvios hahaha (aqui)

:))

Essa post tá pífia frente a tudo o que eu poderia dizer, explicar, demonstrar...

mas eu só queria dizer que...

Estou contente!

:)


Bisous!<3