Quem vos Fala

Minha foto
Nerd-Headbanger-Apaixonada por Rosa, Química, Moda e Artes. Resolveu ser médica apesar de gostar de escrever (contrariando a classe) mas que ainda assim tem uma letra terrivelmente feia (justificando a classe..rs) "Os ideais que iluminam meu caminho são a bondade,a beleza e a verdade." Uma mistura de coisas distintas,incorrelatas,e completamente legítimas.

terça-feira, 10 de abril de 2012

Novidades sobre a Faculdade..

Esses dias eu recebi o último ranking das melhores Faculdades de Medicina do Mundo, e fiquei bem contente com o resultado :))

A UBA (Universidad de Buenos Aires), universidade qual estudo, está entre as 100 MELHORES _DO PLANETA_  ocupando a posição de 59º. (:DDDD)
A USP ficou em 70º e a Unicamp em 200 e algo (sorry eu não me lembro, lol), se não me engano.

Esse ranking, claro, tem as classificações gerais e  tem as classificações por área\escolas. No caso, como disse, está na classificação de escolas de medicina\ciências médicas. (e isso me IMPRESSIONA. Dentre tantas que há no mundo, e tantas famosas, a posição da escola de medicina da UBA é impressionante.)

E mesmo sendo uma universidade ausente de vestibular (aliás, o processo VESTIBULAR, de fato, e como conhecemos, só existe no Brasil..) ela não decai na sua seleção de alunos, e muito menos no nível de seus cursos e de sua instituição. E não estamos falando de universidades particulares que abrigam grande manutenção e mecenato, como as famosas dos EUA, mas sim uma pública, que se sustenta apenas com os recursos do estado e com a força estudantil dela (Seja o grau que for) e de sua população.
Não mais, é bem prestigiada no meio científico, no meio profissional, e no conhecimento global geral. E isso só me faz repensar o quão triste e distorcido é o nosso vestibular no Brasil, que não necessariamente seleciona 'bem preparados', mas sim, os competentes pra vencer multidão - os competitivos. E se não há competidores, ai claro, não há em si a competição e o ingresso é mais light (como os famosos casos dos cursos 'menores' que brotam de piadas nos meios como cursinhos e colégios..)

(Olho: Eu não estou falando isso por ser 'mais um desaprovado rancoroso e mimimizento' pois eu aprovei no vestibular brasileiro, não somente em medicina mas em outras carreiras também. Isso é lucidez e esclarecimento sobre um assunto delicado, importante e que afeta sim a forma como vivemos lá. E mesmo que não o tivesse aprovado, pensaria igual, pois é lamentável ver a perda de alunos BONS que acabam tendo de desistir de seus cursos, sair, ou ir para universidades mais ou menos, frente ao caos que é nosso processo seletivo.


Mas uma coisa é fato: O Brasil está se destacando em DIVERSOS campos, mais do que nunca, e a mídia está ajudando a divulgar.
E evidentemente que isso me deixa não só contente, mas orgulhosa, sempre e sempre, seja aqui, lá, ou onde eu estiver :)) go ahead!)

E é curioso refletir isso, após ver que uma universidade tão similar a USP como a UBA, está algumas posições na frente no Ranking. Claro que isso envolve inúmeras outras questões, de ambos lados, mas é realmente uma coisa delicada..e com o tempo a ser sanada, mas não com pequenas alterações, e sim, algo verdadeiramente estrutural na educação e no acesso à universidade para um volume imenso, e nisso, temos que mesclar nossa realidade ocidental, com as novas lições que realidades bem diferentes, como a do oriente, nos andam trazendo. Mas por enquanto, infelizmente, o vestibular ainda parece ser a melhor opção...(ou melhor, verdadeira CLASSIFICAÇÃO, pois é uma competição, e não uma aprovação somente por você ter o grau de conhecimento e autonomia devidas e exigidas pela instituição.)

Bom, pra quem quiser conferir o ranking, cá está :))
Aqui

:DDDD


Eu fiquei muito contente em saber disso, e foi muito gratificante. É uma sensação incrível você fazer parte de uma grande escola, reconhecida mundialmente e com tantos prestígios, evoluções e também tradição, das mais variadas.

A UBA abriga nobéis (ganhadores do prêmio Nobel) em várias áreas, mas é destacada na área de Medicina, especialmente a do QUÍMICO César Milstein (que prova a sua absurda cabeça com a gigante humildade que possui), que ajudou a mudar e a melhorar muito o conhecimento, a aplicação e a prática médica, um passo importante para toda a sociedade e a humanidade em si . É um dos grandes padroeiros da Universidade sempre resumindo o espírito da ciência, do Argentino, e da UBA.

Excertos de Milstein :)

Excertos de outros renomados, e também padroeiros, da UBA :)
Simplesmente brilhante.

Conta também com três colégios de Ensino Médio - escolas de alto nível, algo muito semelhante à famosa escola da Federal de Viçosa - MG que é uma das melhores do Brasil (e ter esses colégios prova a capacidade para fazer a seleção e preparação de seus alunos no CBC), 10 museus, e seus 13 institutos (facultades) que incluem os variados cursos de graduações.
A UBA conta também com uma rádio, de excelente qualidade, onde oferecem não somente música, mas debates e até mesmo assuntos correlacionados com os estudos acadêmicos dos institutos, e até mesmo, do CBC (Ciclo Básico Comum - ano de matérias comuns, base, preparatórias, para cursar determinada área\carreira. É o que qualifica se o aluno está apto para cursar as matérias, e, por já ser em nível acadêmico, ele se estabelece no ritmo da faculdade, e consegue cursar as matérias mais elaboradas seguintes com maior fluidez e sofisticação), e oferecem também cursos profissionalizantes dos mais variados, todos gratuitos, sem exigir sequer escolaridade completa. Tudo em busca da melhora de sua sociedade.

A Facultad de Medicina de la UBA conta com todo um complexo de clínicas, hospitais, institutos de estudo, pesquisa, prática e da própria faculdade. Dentre isso, conta com seis hospitais, importantes para a cidade, o país e para o estudo, avanço e pesquisa da Medicina, e conta também com o diploma universal, ou seja, aceito em toda a américa (excetuando EUA e Brasil, que exigem certos procedimentos de assimilação do profissional. No caso do BR a famosa revalidação de diploma), e também na Europa.
(No caso de Medicina, considerar OCIDENTE e ORIENTE é algo importante. Então o 'universalismo' corresponde sempre ao 'lado do planeta' que você corresponde, rs)

É de fato a USP da Argentina (hahaha é como dizem!), com diversas características idênticas, inclusive nos seus espaços acadêmicos, mas com esse tom próprio dela, e também do povo Argentino\Porteño. É uma universidade fantástica..e tenham em mente que ainda debaterei e discriminarei muito sobre ela ainda. :)) - e olha, tem MUITO pra contar e falar viu!!!

Quem quiser conferir a página da FMED-UBA...fiquem a vontade :)
E quem quiser fazer o 'recorrido virtual', ou seja, um passeio pela faculdade (e nos outros institutos também) visitem a pagina da UBA, e acessem o 'recorrido virtual' podendo escolher onde vocês querem conferir.
Eu ofereço já o link do recorrido da Medicina..por motivos óbvios hahaha (aqui)

:))

Essa post tá pífia frente a tudo o que eu poderia dizer, explicar, demonstrar...

mas eu só queria dizer que...

Estou contente!

:)


Bisous!<3





3 comentários:

  1. Muito legal o ranking e o posicionamento da UBA e da USP.
    Aqui, apesar da dificuldade do vestibular, ainda ingressa muita gente sem nível (alô cotas!) e muita gente que só pensa em badernar. Acho que a população de BA é mais genuinamente ligada aos estudos e à cultura, daí a diferença no ranking.
    Ótimo que está satisfeita com a faculdade e com o curso. Muito empenho nesta hora!!!
    PS: adorei o termo "mimimizento". Hahahaaaa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. D,
      Nao tenha duvidas que é exatamente isso (no caso de Baires). A palavra 'genuinamente' não poderia expressar com maior precisão o que é. (basta ver que o Milstein também comenta isso)
      Isso é tão marcante, que por exemplo, no processo que estou agora, há muitos adultos que não puderam sequer cogitar a possibilidade de faculdade quando jovens, ou não puderam ingressar por motivos variados, e muitos que não tiveram boa escolaridade (adultos e jovens). Muitos se enganam e pensam que aqui também tooodas as escolas são fenomenais; não, também não, há um nível bem superior de escolaridade sim mas isso não é geral, ainda mais se considerarmos também todas as cidades de interior.
      Nesse processo que me encontro, a instituição fornece esse tempo como forma de equiparação e até mesmo possibilitar ao direito de estudar com boa qualidade. O acesso, portanto, da universidade é livre..só depende de você querer suprir as falhas, ou se adaptar ao nível e ritmo (que já é acadêmico e totalmente multidisciplinar), e ai poder dar continuidade (afinal, viver também REPETINDO o semestre já prova alguma coisa né, haha).
      O vestibular infelizmente não nos brinda isso, e é por isso que vemos tantas desistências, sofreres, e confusões. Há uma perda lastimável de bons alunos, e alunos ávidos de bom trabalho, e competentes para cursar, mas que por motivo de volume, vaga, cota, não preenchem seu espaço - pense pra mim, por exemplo, que quis Medicina. Passei já incontáveis vezes em cursos como engenharia, direito, e vários outros... é uma sensação bem desoladora e até meio 'retardada' porque você meio que para em um universo paralelo e já não pensa em nada com perfeita lógica ou coerência; ficamos embotados em uma determinada situação e fica nisso, sem conseguir ver direito outra coisa e as coisas em si. Era estranho pois lembro que a gente até pensa: "Tem tanta gente que merecia estar lá mas não está, tanta gente que estuda super, é excelente, rende bem, mas não entra. Tem um monte de babaca que entra, que não sabe nada, que é estúpido como pessoa, e consegue. Deve ser sorte, e não esforço. E ainda assim sei lá!". - meu irmão dizia que na verdade é a capacidade de ser competitivo. E acho que na verdade é bem isso, e é só isso que o vestibular acaba pegando, não selecionando de fato bom nível acadêmico ou pelo menos ímpeto de fazê-lo e cultivá-lo.
      É uma das coisas mais loucas e esquisitas que eu já fiz na vida esse tal de vestibular, hahaha
      Hoje o alívio que eu sinto é enorme, (além de recuperar o senso de indivíduo hahah) a gente passa a notar como tanta coisa que a gente pensa, vive e faz, nesse processo todo, não tem sentido, coerência ou saúde alguma. É complicado.
      Quanto cotas, asseguro mita-mita (50%/50%) pois infelizmente nosso ensino não é uniforme, e frente disso, ha os que tem merito seja porque venceram o deficit, ou merito dos que estiveram mesmo em escolas fortes (existem! principalmente as fiscais e atualmente também as técnicas) e foram bons alunos.
      Essa situação se repete nas particulares também, pois infelizmente somos muitas vezes enganados pelas escolas ou então pela própria molecada que tá de farra, mas como no geral, a escola particular te oferece mais ferramentas (a maior vista é que temos muitos que aprovam o vestibular mas, como você bem disse, vão pra fazer baderna ou enrolar até quase jubilar, ou então passaram por total osmose já que tiveram boa escola), fornecem a cota para aqueles que 'precisam' dessa forcinha pois enfrentam um volume e estão competitivamente inferiores (mas como disse, acaba sendo uma injustiça, pois muitos entram por mérito - só pegar estatística o volume de gente de escola pública que aprova -,e muitos tem, mesmo sendo escola pública, boa formação também.) Logo, a aplicação do GENERALIZADO, no Brasil, não funciona de jeito algum, e a forma de tentarem então caracterizar, pelo menos regiões, é que cada prova tenha um estilão própria traindo o preceito original do vestibular que é a isonomia baseada somente no conhecimento laico GLOBAL - ou pelo menos nacional.

      Excluir
    2. Caramba, ok que é natural mas vemos isso até em geografia, em cada estado cobram SOMENTE (e praticamente) geografia estadual, não pode isso! Ou vale tudo, ou nada, não é?!
      Você mesma, sendo formada pela FCF-USP, deve ter visto o quanto essas coisas de cota criam até uma segregação interna dos estudantes, e como muitos dos segregados mesmo tem frustração pois entraram por único esforço, e pior, há segregação tão generalizada que sem querer metem alguém que nem cota teve haha. Do mesmo modo, vê-se os que tiveram facilidade, ou os que tiveram tudo pra entrar e entraram, mas não fazem jus, ou tão badernando, e vish inúmeros exemplos.
      Eis ai sempre a luta da USP e do legítimo USPiano (que busca algo em prol da universidade e não só revolução ou também o 'fuck that shit'), e até um ditado na Poli que é de você 'devolver em dobro' essa oportunidade de ouro. (e como sabemos, é a Poli quem tenta manter o nível do exame, da instituição, e até a tradição toda da coisa... - mas ai entram os radicais também e não vale a pena hahaha
      ô politicagem viu...caramba. - aqui também rola, e muito, hahaha e claro, temos corpo estudantil de todo estilo, especialmente o clássico, o tradicional, o dramático, o estrelinha de toda e qualquer universidade pública: os corpos operários.
      HAHAHAH e ainda mais uma cidade urbaníssima, com histórico punk-industrial mesmo, não tinha como não ter.)

      A USP é uma universidade maravilhosa, incrível, muito mas muito especial, respeitada e admirada, e eu acho que ela merece uma seleção mais decente com o tempo, e ela tem capacidade tanto disso, como de - como sempre - influenciar todas as outras, inclusive federais. Eu fiquei muito feliz de ver ela se mantendo ainda entre as 100 melhores do Mundo, pois é o que ela merece, e sempre vai merecer, e que bom, que mesmo com tanta confusão, ela continua destacada e se destacando.

      Elaia, essas politicagens viu...


      Mas a luta segue, o importante é que tem gente muito boa, gente querendo estudar e trabalhar muito lá dentro, então...tá tudo a salvo :)) e isso falo pra ambas faculdades!
      Gente boa, é isso que esse lugar merece e precisa.

      AAh o mimimizento. Resquícios expressivos de velhas épocas... hahahaha

      Beijos!

      Excluir