Quem vos Fala

Minha foto
Nerd-Headbanger-Apaixonada por Rosa, Química, Moda e Artes. Resolveu ser médica apesar de gostar de escrever (contrariando a classe) mas que ainda assim tem uma letra terrivelmente feia (justificando a classe..rs) "Os ideais que iluminam meu caminho são a bondade,a beleza e a verdade." Uma mistura de coisas distintas,incorrelatas,e completamente legítimas.

quarta-feira, 11 de abril de 2012

Coke e um break

Já que na post Machucados, eu contei a historinha do band-aid, me veio contar também mais uma historinha farmacêutica que virou item da gastronomia e da cultura popular global: A Coca-Cola!

A tão estimada, querida, popular e rica Coca-Cola (ou Coke) surgiu na realidade como um pequeno acidente químico-farmacêutico (por isso muitos acham que a bebida tem gosto de xaropão para dor de estômago, especialmente o pessoal que foi criança lá nos anos 60 - sem contar que a Coke era uma bebida bem menos refinada e agradável do que é hoje)
Lá nos finais do séc. XIX, em 1800 e bolinha, um farmacêutico de Atlanta (EUA), John Pemberton, atiçado pela sua vasta curiosade, resolveu testar mais uma fórmula medicinal com mais uma vez o foco de tratar mal-estares, em especial, dor de cabeça.
John tinha a mania de pesquisar sobre fórmulas medicinais, buscar novas, e testá-las, especialmente para tratar os males como a dor de cabeça, e no seu grande espírito empreendedor, incentivado pelo fim da Guerra Civil Americana e por sua própria participação nela como soldado, e frente toda a construção de grandes ícones do país como a Estátua da Liberdade, buscava com isso atingir um novo público e consolidar um grande mercado, que aceitasse e consumisse das suas idéias e produtos.
Com uma mescla curiosa, de cor caramelo, inicialmente feita com folhas de coca, noz-de-cola, álcool e água carbonatada (com gás), foi até a consolidada Jacob's Pharmacy onde a bebida passou a ser vendida por $0,05 centavos de dólar, e que, com a popularidade, passa a ser considerada uma bebida muito especial:  intelectual,  vigorante para o cérebro, seus nervos, e a mente.

"The Ideal Brain Tonic" - foco como insistem em dizer que é uma bebida boa para toda e qualquer época. Esse era um conceito que não existia até então!


O contador de John, Frank Robinson então resolve associar-se ao seu cliente, e com sua habilidade em vendas tornou o produto mais atrativo, batizando-o então de "Coca-Cola" com o nome escrito pelo próprio punho (Característica respeitada até hoje, e marca estilística gráfica da empresa, se tornando até mesmo, um estilo tipográfico)



IN BOTTLES!!


Porém, com o puritanismo crescente e cada dia mais forte nos EUA, a bebida alcóolica passou a ser banida e a fórmula da Coca-Cola teve de sofrer alterações e buscar novos públicos (pois nenhuma mulher ou homem decente poderiam beber uma coisa daquelas). Na época, frente à proibição do alcool, haviam locais onde as pessoas se reuniam para tomar sorvete e beber água carbonatada com xaropes dos mais variados sabores. E eis ai que surgiu a idéia, vender ali e alterar a composição até então alcóolica, para algo doce e até mesmo infantil.
John passou horas testando como alterar os ingredientes a ponto de formar um xarope, e mandava para a Jacob's Pharmacy na intenção de testar a aceitação popular, de início bem negativa (vendiam-se apenas 9 copinhos de Coke por dia), mas que logo fora ganhando o gosto do público, e novamente, sendo muito apreciada até bombar em popularidade.
John não conseguiu fazer um composto que ficasse sempre pronto, mas a bebida era artesanalmente misturada na hora, e servida em pequenos e charmosos copinhos de vidro para seus clientes.
Atualmente, há o conhecimento que cada envase da Coke favorece um certo sabor para a bebida, sendo a mais popular então ou as vintage garrafas de vidro, ou as Cokes em máquina, cuja composição é misturada na hora e tendo sabor bem semelhante ao clássico original.
Dois anos depois da invenção, John falece por uma doença fulminante, e Frank acaba por encontrar o farmacêutico e empresário Asa Grigs Candler que passou a publicitar e popularizar a bebida nos EUA. Inicialmente, pela ausência de meios de comunicação, Candler mandava distribuir folhetos com brindes para que as pessoas fossem até os locais que tivessem da bebida e então experimentá-la. Sucesso.


Uma "Lady Coke" dos folhetos publicitários. Lindo não?!


Barbie After the Walk - Coca-Cola: Uma Barbie "Lady Coke", dentre as inúmeras Barbies comemorativas da Coca Cola. Essa é de coleção e eu tenho uma (<3) de morrer de tão linda, e incrível pela história. No verso e dentro dessa caixona há toda a descrição sobre a Coke na época e o que eram as "Ladies Coke". Demais!
O "After the Walk" é fazendo menção ao hábito de tomar o copinho como um break tendo sempre foco no aspecto de lazer e diversão que a Coca proporciona. Não mais, também homenageia a idéia inicial, que foram naqueles 'pontos de encontro' com sorvetes e bebidas gaseificadas com xarope.

A seguir, Joseph Biedenham, um comerciante de Mississipi, passa a envasar a bebida oferecendo a idéia para Candler que, de início, não se entusiasma. Mas questão de 5 anos, com o vidrinho sendo vendido a $1,00 dólar, ficou claro que o segredo do sucesso da marca era a portabilidade. A seguir os direitos autorais do envase da bebida foram para Joseph Whitehead e Benjamin Thomas, dois advogados.
Após diversos conflitos empresariais-competitivos, Candler estabelece um padrão de originalidade e nasce então a famosa garrafa 'Contour', que modificaria a história dos envasados gerando estilismo, anatomia e até mesmo singularidade e autenticidade para a marca podendo ser reconhecível até no escuro de acordo aos empresários da época. - juntamente de propagandas que destacassem qual era a verdadeira bebida e não imitação, e demarcando, graficamente, o estilo único e a origem do produto, apelo que até hoje é muito forte, sendo então uma das marcas mais icônicas e funcionais por meio de imagens que conhecemos na indústria.
A família Candler foi a responsável pela marca até o ano de 1918, passando então para as mãos de Robert Woodruff consolidando a marca em todo o Mundo.

Olha o primeiro, são até daqueles recipientes antigos de farmácia mesmo, rs. SUPER lindo!



Os ícones como o envase e a letra são respeitados até hoje, pois além de serem símbolos da marca do qual reconhecemos IMEDIATAMENTE, são realmente símbolo da inovação nesse tipo de indústria e até mesmo da história e cultura pop do ocidente até o meio do século XX, e logo depois do globo em sua totalidade, servindo até mesmo como símbolo político e ferramenta de combate, seja desde a Segunda Guerra Mundial até mesmo as guerras atuais por meio dos grandes eventos como Olimpíadas e Copa do Mundo.

E uma curiosidade interessante: Nos anos 80, a famosa década do fitness, o CEO da Coke era UM CUBANO, que assumiu logo após o fim da revolução em seu país, e foi o gerador das idéias mais ousadas da Coke criando sabores novos, alterando um pouco o sabor da Coke original, e gerando, especialmente tipos como a famosa Diet Coke (que até então era a SEGUNDA bebida mais vendida no Mundo, seguida da Coke original, e a primeira bebida envasada de baixa caloria), nos levando então ao conceito e conhecimento contemporâneo da bebida.


Bisous! :)


#KDFANTAPOMELO?
#KDFANTASABORBRASILEIROQUEAINDANAOTEMOSMARACUJÁNÃOVALEPOXA! (e falaram ser ruim demais. hahaha)

Eu também gosto de coca. Não sou fissurada como muitos o são a ponto de endeusar a coisa, mas acho gostoso pencas, ainda mais dos de máquina, e ainda mais os ultra gelados. Mas fica pra tomar veeez em quando, para dar 'un gustito', ainda tenho preferência por sucos e água (do qual a Coca Cola Inc fez questão de também ser dona). Mas um gosto da empresa que passei a aderir foi o Schweppes. HAHA essa é realmente boa!
E que o CEO dos anos 80 me perdoe, mas essas coisas de Diet Coke são fake horrores hein. HAHAHA

E me lembrei da minha professora de inglês do ginásio que adorava esses assuntos temáticos e sempre fazia festinha com o tema (lol). Tivemos até um dia da coca cola com monte de coca, bolo de chocolate e tudo, bem festa de criança feelings mesmo (isso foi em 2004, acho). Argh, enjoativo pro paladar mas que foi divertido, aaaaaaaah foooooi, e muuuito! rsrsrs

(e eu sei que isso é só propaganda, pois a Coke incentivou muitos eventos infelizes no globo, mas que a Coke tem propagandas lindas, e que geralmente ela cria essa sensação de break, e de confraternização cheia de alegria, isso cria. Deve ser porque sou dos anos 90 e a Coke tava voltando a atingir ápices, até mesmo pela guerra do golfo e fim da guerra fria..sei lá, mas enfim, tem disso, e marcou certas imagens da infância sem qualquer dúvida, mesmo eu pedindo água nas festinhas de aniversário no lugar de refrigerantes. - sou hipster do hipster, qq eu vou fazer?!)

Novidades sobre a Faculdade...II - criatiiiva.

Creio que vocês não saibam, mas eu estou tendo aula de Cálculo nesse semestre. (Sim, CÁLCULO. Você leu bem, e não está ficando louco. E eu também não estou - eu espero -, pois realmente, até onde sei, ainda estou na faculdade de medicina. HAHAHA)

Paciência e muita perseverança a cada exercício. É sentar, e ir fazendo, e força de vontade e coragem pra aguentar ali e encarar aqueles palavrões. Não é simpático, mas uma hora acaba, e no fim é muito gratificante. :)

Essa matéria é um requisito para cursar Biofísica no próximo semestre - como comentei outra vez *acho* aqui a faculdade é dividida por 'ciclos' (agora estou no básico comum , depois entro no biomédico, logo clínico e ai ciclo internado\internato), que são separados por semestres, e que te permite avançar ao seguinte, se superado completamente o anterior (você não pode ir no seguinte tendo débito em algo no anterior, logo, dever um semestre imediatamente lhe afeta no tempo de curso, prolongando ele. E convenhamos que a Medicina já é bem longa pra demorar MAIS TEMPO né :p logo..não resta senão correr atrás). E bom, como praticamente tudo da UBA, você não avança se não estiver verdadeiramente apto. Logo, para cursar biofísica como se deve, e com propriedade, lá vamos nós estudar cálculo. (pelo menos é um semestrezinho só. É dureza, pois é MUUUITA coisa, e é difícil, mas estamos longe do sofrimento que um estudante de engenharia passa - BEM LONGE *sinceramente acho que ninguém sofre como eles na área acadêmica. É realmente a carreira caracterizada pelo esforço descomunal. Eles são fantásticos. #admiração*)
E essa matéria, paralelamente, engloba também os conteúdos mais 'matemáticos' da carreira, seja em outras matérias como bioestatística, ou realmente por áreas da Medicina que são mais matemáticas - geralmente da área de pesquisa LABORATORIAL, por isso é chato pra caramba haha (chato porque costuma ser muito monótono, e poucas vezes surgem coisas de fato interessantes. É curioso quando tem algo novo, mas como tudo na Medicina, taaaaarda muuuuuito, tudo é beeem leeeeeento.
Vale lembrar também que médicos, num geral, não levam jeito e não gostam de matemática, mas é o que temos)

Bom, esses dias, como comentei EM TODO LADO, estive estudando como se não houvesse amanhã, mas ontem os esforços geraram frutos e fui muito bem recompensada, e claro que isso me deixou contentíssima, e também mais aliviada. :)

Além do próprio rendimento na aula de cálculo (que já foi bem superior ao meu começo), tivemos um pequeno exame para evaluar (avaliar) o nível e o andamento da turma (vale mais uma vez lembrar que em geral médicos não são muito aptos na matemática então esse aspecto de análise, nivelação e até incentivo é muito importante) e bem, tive uma boa qualificação e estive entre os 10 melhores da turma, sendo selecionada para um grupo um pouco mais avançado. :)


Para mim é gratificante, não somente pelo esforço, mas pelo fato de que matemática realmente nunca foi meu forte e conseguir ter um resultado além de satisfatório, e na faculdade, me deixa muito contente, e orgulhosa também.
Isso deu um gás imenso, e revigorou muito todo o cansaço e até o desânimo frente às dificuldades da matéria e do curso. Sem contar que retomou com muito frescor que tenho as capacidades e faculdades REAIS para superar dificuldades - inclusive as antigas, como a matemática - e vencer, levar e orientar o curso com qualidade. É bom lembrar que você consegue de verdade até mesmo aquilo que te custa mais, e que tudo isso não é e nem está só na sua idéia.

Mas agora faltam outros aspectos..
estou necessitando URGENTEMENTE me exercitar (fisicamente). Meio que já não estou aguentando mais :p
- o corpo tá cansado de ficar paradão, uma hora chega a irritar HAHAHA. É engraçado, nunca pensei dizer isso, mas com os anos de cursinho também o corpo entrou em um stress imenso e eu passei a querer me exercitar. E também sinto saudade da vida pré-poliedro quando eu tinha um bom físico rsrsrs. Quero cuidar disso.


É uma vida inteira mudando, e recomeçando mais uma vez. É a hora, é a vez, e não é do Burrinho Pedrês. (perdão infinito pelo trocadilho - Burrinho Pedrês e Augusto Matraga - , mas veio bem a calhar, e as duas histórias me agradam MUITO e caem bem no contexto também :p)

*O Burrinho Pedrês e A Hora e a Vez de Augusto Matraga são dois contos que fazem parte da obra Sagarana, de Guimarães Rosa.
É um dos livros que eu mais gosto.*





Bisous! :)


Agora eu sei derivar e integrar! hahaha e paro por aqui, tenho consciência de que não é a minha área e tampouco aptidão, deixo isso para quem leva mais jeito :p