A tão estimada, querida, popular e rica Coca-Cola (ou Coke) surgiu na realidade como um pequeno acidente químico-farmacêutico (por isso muitos acham que a bebida tem gosto de xaropão para dor de estômago, especialmente o pessoal que foi criança lá nos anos 60 - sem contar que a Coke era uma bebida bem menos refinada e agradável do que é hoje)
Lá nos finais do séc. XIX, em 1800 e bolinha, um farmacêutico de Atlanta (EUA), John Pemberton, atiçado pela sua vasta curiosade, resolveu testar mais uma fórmula medicinal com mais uma vez o foco de tratar mal-estares, em especial, dor de cabeça.
John tinha a mania de pesquisar sobre fórmulas medicinais, buscar novas, e testá-las, especialmente para tratar os males como a dor de cabeça, e no seu grande espírito empreendedor, incentivado pelo fim da Guerra Civil Americana e por sua própria participação nela como soldado, e frente toda a construção de grandes ícones do país como a Estátua da Liberdade, buscava com isso atingir um novo público e consolidar um grande mercado, que aceitasse e consumisse das suas idéias e produtos.
Com uma mescla curiosa, de cor caramelo, inicialmente feita com folhas de coca, noz-de-cola, álcool e água carbonatada (com gás), foi até a consolidada Jacob's Pharmacy onde a bebida passou a ser vendida por $0,05 centavos de dólar, e que, com a popularidade, passa a ser considerada uma bebida muito especial: intelectual, vigorante para o cérebro, seus nervos, e a mente.
"The Ideal Brain Tonic" - foco como insistem em dizer que é uma bebida boa para toda e qualquer época. Esse era um conceito que não existia até então! |
O contador de John, Frank Robinson então resolve associar-se ao seu cliente, e com sua habilidade em vendas tornou o produto mais atrativo, batizando-o então de "Coca-Cola" com o nome escrito pelo próprio punho (Característica respeitada até hoje, e marca estilística gráfica da empresa, se tornando até mesmo, um estilo tipográfico)
IN BOTTLES!! |
Porém, com o puritanismo crescente e cada dia mais forte nos EUA, a bebida alcóolica passou a ser banida e a fórmula da Coca-Cola teve de sofrer alterações e buscar novos públicos (pois nenhuma mulher ou homem decente poderiam beber uma coisa daquelas). Na época, frente à proibição do alcool, haviam locais onde as pessoas se reuniam para tomar sorvete e beber água carbonatada com xaropes dos mais variados sabores. E eis ai que surgiu a idéia, vender ali e alterar a composição até então alcóolica, para algo doce e até mesmo infantil.
John passou horas testando como alterar os ingredientes a ponto de formar um xarope, e mandava para a Jacob's Pharmacy na intenção de testar a aceitação popular, de início bem negativa (vendiam-se apenas 9 copinhos de Coke por dia), mas que logo fora ganhando o gosto do público, e novamente, sendo muito apreciada até bombar em popularidade.
John não conseguiu fazer um composto que ficasse sempre pronto, mas a bebida era artesanalmente misturada na hora, e servida em pequenos e charmosos copinhos de vidro para seus clientes.
Atualmente, há o conhecimento que cada envase da Coke favorece um certo sabor para a bebida, sendo a mais popular então ou as vintage garrafas de vidro, ou as Cokes em máquina, cuja composição é misturada na hora e tendo sabor bem semelhante ao clássico original.
Dois anos depois da invenção, John falece por uma doença fulminante, e Frank acaba por encontrar o farmacêutico e empresário Asa Grigs Candler que passou a publicitar e popularizar a bebida nos EUA. Inicialmente, pela ausência de meios de comunicação, Candler mandava distribuir folhetos com brindes para que as pessoas fossem até os locais que tivessem da bebida e então experimentá-la. Sucesso.
Uma "Lady Coke" dos folhetos publicitários. Lindo não?! |
A seguir, Joseph Biedenham, um comerciante de Mississipi, passa a envasar a bebida oferecendo a idéia para Candler que, de início, não se entusiasma. Mas questão de 5 anos, com o vidrinho sendo vendido a $1,00 dólar, ficou claro que o segredo do sucesso da marca era a portabilidade. A seguir os direitos autorais do envase da bebida foram para Joseph Whitehead e Benjamin Thomas, dois advogados.
Após diversos conflitos empresariais-competitivos, Candler estabelece um padrão de originalidade e nasce então a famosa garrafa 'Contour', que modificaria a história dos envasados gerando estilismo, anatomia e até mesmo singularidade e autenticidade para a marca podendo ser reconhecível até no escuro de acordo aos empresários da época. - juntamente de propagandas que destacassem qual era a verdadeira bebida e não imitação, e demarcando, graficamente, o estilo único e a origem do produto, apelo que até hoje é muito forte, sendo então uma das marcas mais icônicas e funcionais por meio de imagens que conhecemos na indústria.
A família Candler foi a responsável pela marca até o ano de 1918, passando então para as mãos de Robert Woodruff consolidando a marca em todo o Mundo.
Olha o primeiro, são até daqueles recipientes antigos de farmácia mesmo, rs. SUPER lindo! |
Os ícones como o envase e a letra são respeitados até hoje, pois além de serem símbolos da marca do qual reconhecemos IMEDIATAMENTE, são realmente símbolo da inovação nesse tipo de indústria e até mesmo da história e cultura pop do ocidente até o meio do século XX, e logo depois do globo em sua totalidade, servindo até mesmo como símbolo político e ferramenta de combate, seja desde a Segunda Guerra Mundial até mesmo as guerras atuais por meio dos grandes eventos como Olimpíadas e Copa do Mundo.
E uma curiosidade interessante: Nos anos 80, a famosa década do fitness, o CEO da Coke era UM CUBANO, que assumiu logo após o fim da revolução em seu país, e foi o gerador das idéias mais ousadas da Coke criando sabores novos, alterando um pouco o sabor da Coke original, e gerando, especialmente tipos como a famosa Diet Coke (que até então era a SEGUNDA bebida mais vendida no Mundo, seguida da Coke original, e a primeira bebida envasada de baixa caloria), nos levando então ao conceito e conhecimento contemporâneo da bebida.
Bisous! :)
#KDFANTAPOMELO?
#KDFANTASABORBRASILEIROQUEAINDANAOTEMOSMARACUJÁNÃOVALEPOXA! (e falaram ser ruim demais. hahaha)