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Nerd-Headbanger-Apaixonada por Rosa, Química, Moda e Artes. Resolveu ser médica apesar de gostar de escrever (contrariando a classe) mas que ainda assim tem uma letra terrivelmente feia (justificando a classe..rs) "Os ideais que iluminam meu caminho são a bondade,a beleza e a verdade." Uma mistura de coisas distintas,incorrelatas,e completamente legítimas.

quarta-feira, 11 de abril de 2012

Coke e um break

Já que na post Machucados, eu contei a historinha do band-aid, me veio contar também mais uma historinha farmacêutica que virou item da gastronomia e da cultura popular global: A Coca-Cola!

A tão estimada, querida, popular e rica Coca-Cola (ou Coke) surgiu na realidade como um pequeno acidente químico-farmacêutico (por isso muitos acham que a bebida tem gosto de xaropão para dor de estômago, especialmente o pessoal que foi criança lá nos anos 60 - sem contar que a Coke era uma bebida bem menos refinada e agradável do que é hoje)
Lá nos finais do séc. XIX, em 1800 e bolinha, um farmacêutico de Atlanta (EUA), John Pemberton, atiçado pela sua vasta curiosade, resolveu testar mais uma fórmula medicinal com mais uma vez o foco de tratar mal-estares, em especial, dor de cabeça.
John tinha a mania de pesquisar sobre fórmulas medicinais, buscar novas, e testá-las, especialmente para tratar os males como a dor de cabeça, e no seu grande espírito empreendedor, incentivado pelo fim da Guerra Civil Americana e por sua própria participação nela como soldado, e frente toda a construção de grandes ícones do país como a Estátua da Liberdade, buscava com isso atingir um novo público e consolidar um grande mercado, que aceitasse e consumisse das suas idéias e produtos.
Com uma mescla curiosa, de cor caramelo, inicialmente feita com folhas de coca, noz-de-cola, álcool e água carbonatada (com gás), foi até a consolidada Jacob's Pharmacy onde a bebida passou a ser vendida por $0,05 centavos de dólar, e que, com a popularidade, passa a ser considerada uma bebida muito especial:  intelectual,  vigorante para o cérebro, seus nervos, e a mente.

"The Ideal Brain Tonic" - foco como insistem em dizer que é uma bebida boa para toda e qualquer época. Esse era um conceito que não existia até então!


O contador de John, Frank Robinson então resolve associar-se ao seu cliente, e com sua habilidade em vendas tornou o produto mais atrativo, batizando-o então de "Coca-Cola" com o nome escrito pelo próprio punho (Característica respeitada até hoje, e marca estilística gráfica da empresa, se tornando até mesmo, um estilo tipográfico)



IN BOTTLES!!


Porém, com o puritanismo crescente e cada dia mais forte nos EUA, a bebida alcóolica passou a ser banida e a fórmula da Coca-Cola teve de sofrer alterações e buscar novos públicos (pois nenhuma mulher ou homem decente poderiam beber uma coisa daquelas). Na época, frente à proibição do alcool, haviam locais onde as pessoas se reuniam para tomar sorvete e beber água carbonatada com xaropes dos mais variados sabores. E eis ai que surgiu a idéia, vender ali e alterar a composição até então alcóolica, para algo doce e até mesmo infantil.
John passou horas testando como alterar os ingredientes a ponto de formar um xarope, e mandava para a Jacob's Pharmacy na intenção de testar a aceitação popular, de início bem negativa (vendiam-se apenas 9 copinhos de Coke por dia), mas que logo fora ganhando o gosto do público, e novamente, sendo muito apreciada até bombar em popularidade.
John não conseguiu fazer um composto que ficasse sempre pronto, mas a bebida era artesanalmente misturada na hora, e servida em pequenos e charmosos copinhos de vidro para seus clientes.
Atualmente, há o conhecimento que cada envase da Coke favorece um certo sabor para a bebida, sendo a mais popular então ou as vintage garrafas de vidro, ou as Cokes em máquina, cuja composição é misturada na hora e tendo sabor bem semelhante ao clássico original.
Dois anos depois da invenção, John falece por uma doença fulminante, e Frank acaba por encontrar o farmacêutico e empresário Asa Grigs Candler que passou a publicitar e popularizar a bebida nos EUA. Inicialmente, pela ausência de meios de comunicação, Candler mandava distribuir folhetos com brindes para que as pessoas fossem até os locais que tivessem da bebida e então experimentá-la. Sucesso.


Uma "Lady Coke" dos folhetos publicitários. Lindo não?!


Barbie After the Walk - Coca-Cola: Uma Barbie "Lady Coke", dentre as inúmeras Barbies comemorativas da Coca Cola. Essa é de coleção e eu tenho uma (<3) de morrer de tão linda, e incrível pela história. No verso e dentro dessa caixona há toda a descrição sobre a Coke na época e o que eram as "Ladies Coke". Demais!
O "After the Walk" é fazendo menção ao hábito de tomar o copinho como um break tendo sempre foco no aspecto de lazer e diversão que a Coca proporciona. Não mais, também homenageia a idéia inicial, que foram naqueles 'pontos de encontro' com sorvetes e bebidas gaseificadas com xarope.

A seguir, Joseph Biedenham, um comerciante de Mississipi, passa a envasar a bebida oferecendo a idéia para Candler que, de início, não se entusiasma. Mas questão de 5 anos, com o vidrinho sendo vendido a $1,00 dólar, ficou claro que o segredo do sucesso da marca era a portabilidade. A seguir os direitos autorais do envase da bebida foram para Joseph Whitehead e Benjamin Thomas, dois advogados.
Após diversos conflitos empresariais-competitivos, Candler estabelece um padrão de originalidade e nasce então a famosa garrafa 'Contour', que modificaria a história dos envasados gerando estilismo, anatomia e até mesmo singularidade e autenticidade para a marca podendo ser reconhecível até no escuro de acordo aos empresários da época. - juntamente de propagandas que destacassem qual era a verdadeira bebida e não imitação, e demarcando, graficamente, o estilo único e a origem do produto, apelo que até hoje é muito forte, sendo então uma das marcas mais icônicas e funcionais por meio de imagens que conhecemos na indústria.
A família Candler foi a responsável pela marca até o ano de 1918, passando então para as mãos de Robert Woodruff consolidando a marca em todo o Mundo.

Olha o primeiro, são até daqueles recipientes antigos de farmácia mesmo, rs. SUPER lindo!



Os ícones como o envase e a letra são respeitados até hoje, pois além de serem símbolos da marca do qual reconhecemos IMEDIATAMENTE, são realmente símbolo da inovação nesse tipo de indústria e até mesmo da história e cultura pop do ocidente até o meio do século XX, e logo depois do globo em sua totalidade, servindo até mesmo como símbolo político e ferramenta de combate, seja desde a Segunda Guerra Mundial até mesmo as guerras atuais por meio dos grandes eventos como Olimpíadas e Copa do Mundo.

E uma curiosidade interessante: Nos anos 80, a famosa década do fitness, o CEO da Coke era UM CUBANO, que assumiu logo após o fim da revolução em seu país, e foi o gerador das idéias mais ousadas da Coke criando sabores novos, alterando um pouco o sabor da Coke original, e gerando, especialmente tipos como a famosa Diet Coke (que até então era a SEGUNDA bebida mais vendida no Mundo, seguida da Coke original, e a primeira bebida envasada de baixa caloria), nos levando então ao conceito e conhecimento contemporâneo da bebida.


Bisous! :)


#KDFANTAPOMELO?
#KDFANTASABORBRASILEIROQUEAINDANAOTEMOSMARACUJÁNÃOVALEPOXA! (e falaram ser ruim demais. hahaha)

Eu também gosto de coca. Não sou fissurada como muitos o são a ponto de endeusar a coisa, mas acho gostoso pencas, ainda mais dos de máquina, e ainda mais os ultra gelados. Mas fica pra tomar veeez em quando, para dar 'un gustito', ainda tenho preferência por sucos e água (do qual a Coca Cola Inc fez questão de também ser dona). Mas um gosto da empresa que passei a aderir foi o Schweppes. HAHA essa é realmente boa!
E que o CEO dos anos 80 me perdoe, mas essas coisas de Diet Coke são fake horrores hein. HAHAHA

E me lembrei da minha professora de inglês do ginásio que adorava esses assuntos temáticos e sempre fazia festinha com o tema (lol). Tivemos até um dia da coca cola com monte de coca, bolo de chocolate e tudo, bem festa de criança feelings mesmo (isso foi em 2004, acho). Argh, enjoativo pro paladar mas que foi divertido, aaaaaaaah foooooi, e muuuito! rsrsrs

(e eu sei que isso é só propaganda, pois a Coke incentivou muitos eventos infelizes no globo, mas que a Coke tem propagandas lindas, e que geralmente ela cria essa sensação de break, e de confraternização cheia de alegria, isso cria. Deve ser porque sou dos anos 90 e a Coke tava voltando a atingir ápices, até mesmo pela guerra do golfo e fim da guerra fria..sei lá, mas enfim, tem disso, e marcou certas imagens da infância sem qualquer dúvida, mesmo eu pedindo água nas festinhas de aniversário no lugar de refrigerantes. - sou hipster do hipster, qq eu vou fazer?!)

2 comentários:

  1. Isso pq vc não é dos anos 80: época em que Coca~Cola era a bebida dos Deuses! Wahahaha... mas a Coke é uma bebida gostosa mesmo! Lembra da Cherry Coke do finzinho dos anos 90? Sacanagem não fazerem mais! Já a Fanta vive enganando a gente: rolou uma época umas Fantas sabores,tinha de maçã e de morango que eu me lembre... agora a pouco tempo eles vem com essa tal promoção pra escolher novo sabor, da Morango eu gostava, de Maracujá não boto fé; deve ser azeda feito a derrota. DietCoke é o pavor em forma de refri! XD

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    1. Lembro da Cherry sim! Super boa, eu sempre gostei, tem gente que acha enjoativo..acho que por isso saiu de linha no Brasil.
      HAAHAHAH fanta é uma montanha russa. Antes tivemos a fanta citrus e fanta maçã...agora tá nesse lance de morango e maracujá.
      dizem q a de maracujá é pessima, enfim. hahahahaha
      eu gostava da de maçã, bem geladinha era boa demais :)

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