Quem vos Fala

Minha foto
Nerd-Headbanger-Apaixonada por Rosa, Química, Moda e Artes. Resolveu ser médica apesar de gostar de escrever (contrariando a classe) mas que ainda assim tem uma letra terrivelmente feia (justificando a classe..rs) "Os ideais que iluminam meu caminho são a bondade,a beleza e a verdade." Uma mistura de coisas distintas,incorrelatas,e completamente legítimas.

quinta-feira, 5 de abril de 2012

Chuva: A visão de uma Paulista, e dos Porteños

Ontem de noite caiu uma chuvarada DAQUELAS por aqui. Foi coisa rápida, mas suficiente para fazer estragos.

Hoje despertei - afobadíssima por sinal - com o telefone tocando. Era a minha senhoria querendo saber se estava tudo bem, se eu estava bem, e se não aconteceu nada frente a chuva. Estranhei uma vez que, por mais que eu tivesse notado que era uma chuva forte (aliás demorei pra me dar conta que tava chovendo hahaha só percebi por causa da confusão armada na rua e o barulho da própria, além da ventania assustadora), estou acostumada com esse cenário torrencial. Lhe disse que estava tudo bem, que não aconteceu nada e que eu estive em casa. Ótimo, todos tranquilos, tudo em paz.

Parei então para refletir um pouco sobre o que aconteceu, associando das informações que ela me deu. Abri o computador, fui ver os noticiários, e de fato, foi uma chuva fortíssima com muita confusão, e um belo estrago. Árvores caídas, queda de luz, carros parados e abandonados no meio da enxurrada, sacos de lixo transbordando e navegando pela cidade a sua bel vontade, e caos, muito mas muito caos. (sem falar das tristes tragédias, até então foram 12 mortos nesse temporal). O máximo que presenciei foi o início da chuva e a ventania fortíssima, e um pouco da confusão e stress do trânsito, mas dado pequeno tempo já estava tranquilo o ritmo por aqui. Confesso que cheguei a achar que ficaria sem luz, visto os trovões e relampagos (primeira vez que os encaro por aqui) e aconteceu que ficou tudo bem mesmo, integralmente. Sorte.

Para quem é de São Paulo, por mais que assuste e preocupe, esse cenário é comum e até esperado quando vemos uma chuva, especialmente se forte (ainda mais nas periferias, que aqui, igualmente, os bairros de Barracas e Flores foram os mais castigados), acabamos sempre ficando preparados ou contando com as possibilidades e já cogitando o que vai dar, ou como proceder. Não mais, estamos bem acostumados com o cenário de chuva, e também, com as das torrenciais. Não é algo que sentimos ser incomum, pelo contrário, sentimos ser tão parte do cenário que aprendemos a lidar e a cogitar seus efeitos sempre. Raramente ficamos de fato assustados ou com medo, mas indubitavelmente sempre nos perturba, ainda mais se for das 'brabas'.
Em número absoluto e os incidentes, não é nada que não tenhamos enfrentado antes ou de forma frequente, mas não deixa de ser uma tristeza, um choque, e uma lástima ter perdido gente nisso, mesmo que fosse apenas 1, que em valores absolutos não significa nada e ainda mais para a nossa referência dos milhões de pessoas presentes em tudo, é uma pena, um susto, e uma angústia.

A previsão aqui em Baires era de chuva sim, mas uma chuva breve e de granizos, típica das poucas vezes que chove. Tudo bem, se o granizo não tivesse sido assustador (o da semana retrasada - dia 19 - já assustava porque pareciam bolas de tenis. Agora foram de tamanho dobrado. Jamais pensei ver tão instantaneamente, e de perto, um blocão de gelo se espatifar contra o solo), a chuva em um volume nunca visto por aqui, e tudo isso em uma chuva muitíssimo breve (meia hora, se muito).

Foto da Rua. Esquina aqui perto de casa, dia 19, na chuva de granizo. #deumedo
Close


Minha senhoria comentou que, aqui em Baires, além de ser raro chover, chuvas como a de ontem são coisas que jamais foram vistas por aqui - não somente pelo volume, mas por todo o contexto de colapso que foi múltiplo e implacável. E ela até me disse: "Y la tormenta fue de corto tiempo, eso que me impresiona!". Muitos dos noticiários chegaram a descrever a chuva como um "Tornado" ou que houve uma ventania e uma confusão tal que chegava a se assemelhar (estou em busca de dados técnicos para saber se realmente foi influência de algum tufão ou algo do tipo mesmo). Como vocês podem notar, os comentários de chuva geralmente são sobre algo não tão terrível ou caótico, a chuva é um incidente incomum e quando ocorre já chama bastante atenção. Agora, fatos como o da noite passada, realmente, totalmente incomuns, foi um evento único e barbarizante.

É curiosa essa sensação, especialmente para um Paulista, e um Paulista que sente Baires uma terra tão parecida como a sua.
Para o porteño, além de estranhar o fato de chuva, assusta uma chuva como a de ontem - e ela foi bem aquém dos temporais que enfrentamos tantas vezes. Não mais, acham estranho que haja uma chuva terrível e ao mesmo tempo breve.
Tudo isso é bem contrastante, especialmente para os oriundos da terra da garoa. Mas vou admitir uma coisa: A ventania daqui realmente chega a dar bastante medo. Na semana retrasada, na chuva de granizos que saiu até em noticiário, minha nossa, QUE MEDO que deu.

Não sei dizer quanto as cidades do interior, mas sei que também está uma situação triste, e rogo que, muitas delas por serem menores e com menor poder ($), possam se reestabelecer rápido e que as famílias atingidas consigam se recuperar bem e ter forças.

Mas mais do que constatar as diferenças de sensação com a chuva, não deixo de ter perfeita noção do quanto chuvas assim sempre criam tragédias, e o quanto estar despreparado para isso, além de criar transtornos, gera muitas tristezas e perdas, senão dizer 'fatalidades' evitáveis. E sampa, justamente por viver muito isso, e já ter conhecimento, deveria sim passar a criar mais infra para suportar seus temporais, e especialmente ajudar a população em áreas de risco durante todo o ano, oferecendo moradias em boas condições e localidades, e não somente querendo retirá-las deixando-as à sorte. Para essas coisas a população não faz questão de manter a mão fechada, garanto.




NOTÍCIAS A RESPEITO DE SITES BRASILEIROS E ARGENTINOS:
http://veja.abril.com.br/noticia/internacional/sobe-para-12-numero-de-mortos-em-temporal-em-buenos-aires--2
http://www.26noticias.com.ar/la-lluvia-azoto-capital-y-gran-buenos-aires-36398.html
http://www.correiodopovo.com.br/Noticias/?Noticia=409365


O seguinte vídeo foi da chuva de granizo do dia 19


O seguinte é um vídeo amador da chuva de ontem, reparem o quanto a cidade estava sem iluminação e a confusão entre os carros. A qualidade do vídeo não é boa, não dá pra ver bem a chuva, mas dá pra sentir o efeito angustiante.




É, a gente vai ganhando os macetes.
Bem vindas queridas galochas, realmente, aqui vocês são necessárias.

*Tudo plano, a água escorre lisa lisa. Fundamental ter*










3 comentários:

  1. Amo galochas, acho um charme e uma pena não termos hábito de usar aqui em SP. Compre uma bem linda e depois nos mostre! Se bem que espero que seja só pelo charme, nada de temporais novamente. Bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tambem gosto muito! Acho uma gracinha! Usei bastante quando pequena, mas depois vai caindo no esquecimento justamente pela pena de não ser um hábito usar em SP.
      E hoje tem cada modelinho lindo, um melhor que o outro! Por aqui já vi vários, todos bem lindos, vão desde bem clássicos a parecerem botas mesmo (e isso sendo as clássicas botinas de borracha e plástico!), até uns super românticos ou gráficos. Muito lindo! Tudo super estilizado pra o uso não ficar cafoninha e ser suficientemente prático e divertido de se usar em climas mais chuvosos.
      - mas eu adoro aquele feel infantil de galocha amarelo patinho sabe?! haha acho uma fofura! Para mim a galocha cria um ar de bem estar, frescor e jovialidade muito legais frente a chuva..alegra! É super legal de usar, ainda mais com looks mais leves, é um algo que me remete mais verão mesmo.
      Além da praticidade ótima né? Item bacana, interessante!

      Puxa, eu espero usar ela mesmo pra evitar molhar os pés ou estragar os sapatos hahaha (se tem coisa que eu ODEIO é molhar meus pés com meias, sinto um nojo e um desespero ferrenho pra tirar aquilo hahaha além de desejar com todo o fervor pra não gripar rsrsrsrs - sem falar dos all star que acabam tingindo as meias ou as pobres botas de camurça... :( )

      Mas verdadeiramente, que seja somente para essa função pois temporais como o que teve, realmente, tomara que não aconteçam de novo.

      Postarei assim que obter a minha :) aliás, galochas rendem post também, já que é um produto corrente aqui, e em dadas temporadas você vê muito - como agora. Encontra-se pra vender até em supermercado!! Vale comentar..

      Bjs!

      Excluir
  2. Wow,galochas me lembram roxo-uva, que era a cor das minhas quando era criança!
    To cogitando comprar umas brancas, ai pinto umas chamas nelas e aproveito pra usar no meu cosplay de Yoko,do Gurren Lagann! Prevejo minhas concorrentes alegando que eu 'já era chata, agora tá de galochas!' Wahaha... só rindo mesmo!

    ResponderExcluir