Quem vos Fala

Minha foto
Nerd-Headbanger-Apaixonada por Rosa, Química, Moda e Artes. Resolveu ser médica apesar de gostar de escrever (contrariando a classe) mas que ainda assim tem uma letra terrivelmente feia (justificando a classe..rs) "Os ideais que iluminam meu caminho são a bondade,a beleza e a verdade." Uma mistura de coisas distintas,incorrelatas,e completamente legítimas.

quinta-feira, 26 de abril de 2012

Pequenices...

Grandiosas.


:)




Há pouco estava no ônibus (o número 60, aquele que falei ser super importante aqui) voltando da aula. Naturalmente cansada, e contente pelo ônibus estar vazio e ter lugar para sentar, aproveitei a oportunidade.
Dado certo tempo, o carro começou a encher de gente e não restaram mais lugares.
Em certa parte do trajeto, entra no ônibus um elegante senhor, já idoso. Na falta de sítio, segurou-se no corrimão..e ao reparar na sua dificuldade visível em caminhar, me levantei e lhe ofereci o lugar.
Ele me olha com a sua pele impactantemente branca, e mesmo sendo um homem pequeno e encurvado pela idade, tornou-se grandioso ao olhar-me, e sorriu com a maior das simpatias e doçura:
"No niña, por favor..!" (não menina\jovem, por favor *aka: não precisa, não se incomode*)
Eu lhe sorri de volta e disse: "No te preocupes, ya luego bajo, si?!" (não se preocupe, logo desço)
Ele me sorriu de volta, e agradeceu, e como que comovidos, trocamos os lugares.
Foi breve, segundos, e praticamente silencioso...mas transbordante de sorriso.

Fiquei, por conta do trânsito, um algo como 10 ou 15 minutos parada no carro, até chegar no meu destino. (se isso importa? of course, not. Igualmente quando, na troca, não tive onde me apoiar mesmo em movimento. Sério mesmo, isso não é nada.)

A cena em si chamou à atenção dos outros passageiros.
À mim, a delicadeza de um senhor.

Este que poderia ter todo o direito e moral de pedir um lugar para sentar, e que visivelmente o necessitava.
Porém, com uma linda elegância e natural dignidade, manteve-se em pé, tranquilamente, sem criar qualquer constrangimento para qualquer um que lá estivesse sentado.
Porém, mais do que tudo, o encanto de seu cavalheirismo ao recusar a oferta de um sítio, que sim..o ajudaria, mesmo que essa oferta viesse de uma moça pelo menos 60 anos mais jovem, e logo, que não tem qualquer argumento sobre força, vigor ou necessidade de sentar-se.
O simples, é que em sua cabeça, de forma completamente natural, espontanea, por mais que eu fosse de uma geração bem distante, fosse nova, fosse uma estranha, o fato de ter boas pernas ou não, simplesmente nada era motivo. Não justificava fazer uma mulher levantar-se e tecnicamente 'passar incômodo', por mais que ela pudesse comportar ou aquilo fosse justo. Não justificava, só por ele simplesmente ser idoso e ter pernas delicadas. Que simplesmente, por mais que se precise, isso não é justificativa para qualquer ato deselegante e indelicado, com qualquer um que seja.
Essa é a verdadeira justiça, a verdadeira elegância. Algo completamente natural, e digno, muito digno.
E naturalmente, vale a repetição, ocorre o gesto recíproco, e cada coisa em seu lugar, e cada respeito magnificado e valorizado. E chega o bem estar.

Ver essas coisas, considerando o cenário tão contemporâneo (um ônibus), a dinâmica de uma grande cidade (a 2a maior da Am.Latina), as probabilidades considerando a época que vivemos (2012), a maioria da população moderna e da quantidade de pessoas da idade desse senhor...
realmente....
são aquelas pequenices grandiosas que nos surgem, e criam poesia não só no dia a dia, mas na rotina também. Tudo fica mais doce e especial. Tudo parece que se acerta, e notam-se como pequenos recados para lembrarmos de coisas, e percebermos tudo, como realmente é e funciona.
É revigorante.



:)


Hoje foi um dia especial. Realmente, que belo presente de aniversário, até mesmo, considerando o dia anterior em si :)




3 comentários:

  1. Atitude bonita vindo de uma pessoa mais bonita ainda.
    ;)

    ResponderExcluir
  2. Wow, blogger comeu meu coment!! Vou escrever de novo diferente,assim se ele resolver devolver não fica repetido...

    Como eu ia dizendo,amei seu gesto, sua 'príncipa'! Num mundo em que a maioria das pessoas não estão nem ai com justiça (mas adoram reclamar quando a casa cai pro lado deles!), fazer essas pequenas nobrezas cotidianas enche o coração da gente de uma luz de contentamento difícil de explicar, mas muito mágico de se sentir!
    Vc merece um beijinho na testa! SMACK

    ResponderExcluir