Quem vos Fala

Minha foto
Nerd-Headbanger-Apaixonada por Rosa, Química, Moda e Artes. Resolveu ser médica apesar de gostar de escrever (contrariando a classe) mas que ainda assim tem uma letra terrivelmente feia (justificando a classe..rs) "Os ideais que iluminam meu caminho são a bondade,a beleza e a verdade." Uma mistura de coisas distintas,incorrelatas,e completamente legítimas.

domingo, 27 de maio de 2012

The Fashion Day!

Oh La La! No rest for FASHION!

#RarityApproves




Tava devendo fazer uma post sobre o Fashion Day que tive com o Di :)
há dias isto está escrito mas me faltou certo tempo e disposição para montar a postagem.
Pois bem, cá está! :D
(e coitado, tá todo na ansiedade pra ver isso aqui..! rs
desculpas pelo atraso, Di e D)
btw, não foi falta de criatividade pra escrever, desenhar, e cias (to com ela TRANSBORDANTE até, haja ânimos e I-DE-AAAAAAAAA#rarityfeels). Por algum motivo me senti muito cansada, e acho que isso se deve há TANTOS dias only bedness (sim, com E) por causa do resfriado T-T'

Primeiramente preciso dizer que estou IMENSAMENTE feliz.
Poucas vezes me senti tão grata e tão emocionada pela aplicação e carinho de alguém. De verdade.

O Di é ótimo. Aprende rápido, é atento e bastante interessado, valoriza muuuito o que eu tenho a dizer - sempre - e principalmente, se diverte muito com a coisa, que ao fim de tudo é o mais importante.
Para mim, e para a moda, não tem qualquer sentido se não houver diversão e amor.
Que menino aplicado, tão novo mas com um espírito tão animado e cheio de carinho e personalidade. É uma pessoa queridíssima e incrivelmente especial, que não somente enriqueceu minha estadia aqui em BsAs mas, certamente, se tornou um amigo querido que eu quero cultivar e cuidar para sempre, pois é o mínimo que ele merece por toda a gentileza, doçura e alegrias que ele me traz. É realmente uma pessoa muito especial, e que até aqui, só mostrou alegria e gosto de estar comigo, e de tudo que me relaciona.
Saiba que é recíproco meu querido :)
(Obrigada pelo carinho, de verdade <3 fico realmente impressionada em como você gosta de tudo o que eu falo\faço e dá super atenção e importância, e como quer mega aprender. Me sinto muito especial e grandiosa mesmo sabendo que tá longe de ser perfeito ou qualquer coisa com mérito de 'ensinar' alguém, mas que bom que inspiro, ajudo e agrado..de verdade <3 É impressionante como você admira e fica contente, vou ficar mal acostumada com tantos elogios, mimos e atenção que você me solta haha!
Eu espero que isso, e qualquer uma das coisas que você acaba recebendo e se encantando, realmente sirvam de alguma forma, e que você se sinta mais feliz e com mais bem estar.
É muito gratificante receber esse carinho e valor, e mais ainda, proporcionar algo tão bom e especial à alguém. Só tenho, realmente, a agradecer pelo carinho <3) 
Estou bem satisfeita de ter dado certo  nessa empreitada de "consultora" hahaha e na realidade nunca imaginei começar justo com um rapaz. Realmente pensava ser bem mais provável começar com alguém do sexo feminino. (e mil beijos ao Arlindo Grund e Clinton Kelly que, de determinada forma, me ensinaram a criar uma grande fusão entre moda feminina-masculina para realizar consultoria do sexo oposto, ainda mais se for fora de costume fazê-lo. Aprender lições básicas ajudam muitíssimo, e acho que sempre fui muito afortunada nisso.)
Ok que acabei me recordando que já ajudei e orientei algumas amigas e tal, inclusive em tempos beeeeeeeeem distantes quando eu nem tinha tanta consciência da minha ligação com a moda, mas ok, isso não era algo tããão considerável assim ;p
(Adorava a confiança que me ofereciam ao trazer um item para eu dar um "up" ou vir me consultar pra saber se o look estava legal,,e mais ainda ao permitirem que eu planejasse todo o look.
Ao notar que algo poderia ser bem melhor, seja para uma festa ou o que fosse, costumava me oferecer prontamente, e com a maior alegria desse mundo, à resolver o caso e montar os looks todos, pensando em cada mínimo detalhe e torná-los fantásticos. Considerava todos seus anseios, estilos próprios - físicos e de moda - e seus armários, e voilá, vamos criar.
Era divertido, e meu lado criativo ficava exaltado ao tentar fazer algo lindo e que correspondesse à essencia de cada uma, mas dava um trabalhããão...especialmente porque diversas vezes surgiam pedidos bem difíceis de aplicar (serem coerentes) no meio do caminho e eu tinha - e QUERIA - atendê-los e no melhor nível que pudessem ser. Isso me levava à mudar os planos de look umas quantas vezes, e sempre lutando para dar tudo certo e sem nenhum desastre, haha, mas tudo para fazê-las felizes <3 a sensação era única! *nem preciso dizer que eu terminava EXAUSTA e não terminava O MEU look, né?XD*
Isso me retoma também que, muitas vezes, minhas produções, looks e idéias eram bem apreciadas ou 'diferentes' do geral em diversas ocasiões, e me recordo com muito carinho dos elogios. Mas mais do que tudo, lembro da minha primeira consultora..que foi minha mãe, que sempre conseguiu me ensinar com todo seu empirismo e bom senso geniais, tantas coisas sobre harmonia, beleza e valorizar meu próprio aspecto. Isso tudo sempre trouxe muitos frutos, elogios incríveis..e ela mesma, até hoje, é uma pessoa que arranca suspiros e admiração, já não suficiente sua incrível generosidade e forma carinhosa e tão sociável de ser.
Acaba sendo uma grande inspiração pra mim).

Mas o dar certo, mais do que pra mim imediatamente, foi por ele ter conseguido, por si mesmo, realizar um incrível trabalho. :) a minha felicidade de ter dado certo na aventura de "consultora" é pequenina frente a isso.
Enfim, foi uma experiência muito interessante, gratificante, nova e divertida :))
Aliás..realmente, gratificante. (é muito especial quando alguém realmente curte e valoriza o que você faz e sai feliz com o que ouviu, aprendeu, ou simplesmente viu. E mais que tudo, te oferece tanta confiança, com tanta abertura e sinceridade. É muito, mas muito carinho mesmo.)


COMO TUDO COMEÇOU?

Na semana de provas, o Di havia me falado que estava mudando seu estilo e que estava aderindo uma personalidade e um visual mais rocker e 'menos colorido' #RestartNonRelated, mas que ainda estava um pouco perdido, andando num algo entre impulso e incerteza. (e se implementando loucamente de preto e skulls infinitas e LINDÍSSIMAS, hahaha - logo logo ele vai me levar pra conhecer esse reino rocker e que tem essas belezinhas nada baratas <3 - ele tem muito bom gosto pros ícones rock'n roll, admito com orgulho.)
Ao chegar em casa, fiquei pensando sobre a interrogação que o Di estava enfrentando, e tive a idéia de ajudá-lo. Havia dado por mim que em certo momento do dia, sem querer, passei a explicar pra ele sobre certos looks que víamos na rua (Na verdade eram nossas amigas Ana e Hellen que o viam, ai eu aproveitava e comentava sobre o look. Com isso ele conseguia soltar a sua própria opinião também, o que achei MUITO positivo, e vi que ele ficava animado com a coisa), e cogitei que...quem sabe fazendo um processo de consultoria, não conseguiria orientá-lo melhor e também oferecer uma luz e idéias de como compor esse visual tão novo, e tão querido para ele.
Se não desse certo, pelo menos seria um passeio divertido :)
Não que eu exatamente fosse alguém com qualquer moral pra ensinar algo e tal, longe disso xD, mas busquei poder oferecer o máximo do meu conhecimento na área, me baseando um pouco também nos elogios que já recebi à respeito do tema, e na minha paixão e habilidade pra coisa.. (que sempre se expressava por meio de desenhos, recortes, produções, makeup.. e até mesmo o próprio cosplay que me ajudou a desenvolver muito cada um desses aspectos - já que é uma interpretação - e me agregou conhecimentos de corte&costura, me levando a ir além de apenas minha habilidade artística nas artes visuais e plásticas)

Pedi imagens de looks que ele gostou (e pra minha surpresa, ele possuia uma PASTA com váárias fotos, e de forma muito querida me mandou um e-mail entitulado "Looks Preferidos" com CINQUENTA fotos!! - tá de PARABÉNS pelo exercício! <3  recomendo a todos, eu mesma tenho a minha com incontáveis imagens e notas, e já a tenho há bons anos! Ajudou MUITO pra descobrir e desenvolver a noção do meu próprio estilo, além da própria prática\treinamento em si :D) para entender melhor qual era a linha que o agradava e perceber mais sua linha de estilo natural.


Alguns dos visuais eram estes aqui, todos muito bonitos e bem estilosos!;D


     

 


Achei de bom gosto. São muito charmosos, e bem divertidos também. Tem um quê de rockabilly e militar, então acaba tendo um tanto de ousadia e um algo descolado e informal também. Moderno e relativamente dramático.
Curiosamente, meu estilo rocker funciona do mesmo jeito, um mix de aristocrático com militar, só que com o adendo de ter também toques românticos, fazendo contraste com as estruturas fortes.



Mas mais do que apenas ver as fotos, procurei considerar o seu sonho, o que enchia sua imaginação e seus olhos, e qual era a essência que o buscava e que ele queria ser. E isso tudo, certamente, é mais complexo e delicado, envolve conhecê-lo como pessoa, sua história, suas referências...
Captei a essência de todas as imagens, dos looks que ele já usava até então (mesmo sem ser rocker, peguei os elementos que já usava como, por exemplo, camisa sobre camiseta, abotinados, xadrez e bolsas transversais), estabeleci com clareza a linhagem que ele possui, e voilá, VAMOS AO TRABALHO!Porque eu tava MEGA animada! hahaha



WORKDAY
*Continue Lendo!:D clique abaixo!*

About dressing

O Di passou aqui em casa na hora combinada e logo de cara já começamos com uma lição sobre cores (eu estava com uma blusa coral, bem saturada, que ele gostou muito, mas do qual, de início, ele considerou ser vermelha. rsrs, normalíssimo! E foi bom isso.


Um grande desafio do dia foi explicá-lo a diferença entre gamas, que muitas vezes é bem sutil.
(Di, lembre-me de na próxima levar um círculo de cores ou uma tabela! Enquanto isso, continue estudando àquela do photoshop\paint pois já ajuda bastante! hahaha)


O Di gosta muitíssimo de vermelho, é declaradamente sua cor favorita, e isso me levou ao cuidado de demonstrá-lo as diferenças reais entre, especialmente, entre os tons dessa cor que tanto aprecia e atrai seus olhos. Explicar que tons são mais vibrantes, rosados, alaranjados, saturados e qual é o vermelho puro.
Esse ponto realmente exige bastante treino, especialmente de atenção - coitado, acho que eu mandava ele olhar pras coisas e reparar nas pessoas feito louco, para se acostumar e identificar mais com os olhos e não apenas 'ouvir a idéia', rsrs. (Sou uma professora meio exigente.. rs)
A lição máxima do dia foi o cuidado com os detalhes: e que, geralmente, os detalhes são feitos e unidos pelas cores\tons e suas gamas ou então por brincadeiras de texturas\idéia de texturas)

 

"oh no!"


"much better!"

Fiz um grande mostruário com diversos manequins, pontualizando cada aspecto que unia cada elemento do look, seja uma linha do tramado do suéter, seja a gama dos tons, um botão, uma padronagem, e também, sem qualquer dúvida, os cortes.
Ao lhe demonstrar a diferença entre cortes, especialmente de calça e de colarinhos\golas, ele realmente notou como essa "pequena" alteração pode criar uma composição visual completamente diferente, e permitir, ou impedir, determinados usos já que o corte é fundamental para determinar a boa base, e deve ser bem respeitado até mesmo para ajudar nossa silhueta, e facilitar o uso de itens e de caracteres de estilo que adoramos. - só assim para que, realmente, possamos aplicar todo e qualquer estilo que queiramos e gostamos.
A carinha de impressionado do Di era fenomenal, e ele olhava, e olhava, e com as mãos fazia gestuais no próprio corpo para lembrar sensorialmente, e repetia cada frase e buscava reexplicá-la até atingir a compreensão certinha.
O mais fantástico foi ele me declarando que ficava repetindo cada lição para lembrar e praticar a idéia e as imagens. Funcionou bem!
Passado certo tempo, ele já identificava automaticamente e articulava muito bem cada tipo de item que ele observava, gostando dele ou não, e identificando com perfeição os que funcionavam melhor, e o porquê. :) ele já estava começando a andar com seus próprios pés...

A moda é verdadeiramente um exercício, praxis total. É um jogo de bastante e constante observação e auto reconhecimento, e de treino, muito, muito treino; realmente brincar de moda e notar cada composição, cada possibilidade, e realmente o que funciona, o que não funciona, e até mesmo o que pode vir a funcionar - geralmente, bem inesperado.
Guardar fotos, fazer notas, observar o próprio armário, reconhecer-se nele e nas situações, imaginar-se com certos looks e impressões..tudo isso faz parte.
Ao falar, parece algo totalmente controlado, mas na verdade acaba sendo algo espontâneo e até mecânico. Pelo menos uma vez ao dia a gente se olha no espelho pra conferir se "está tudo bem" não é?
vale o adendo.
notem o quanto pessoas que tem um estilo de vida e gostos de forma bem consciente e definida, tem uma clareza incrível sobre o que usar e como geralmente compõem tudo de forma interessante e bem funcional.
curiosamente, costuma ser esse pessoal meio mochileiro e tal. - 4real!
parecem super básicos, mas notem cada cuidado nos detalhes, muitas vezes na qualidade, nas cores, ou até em cada acessório que resume cada local visitado.
é extremamente legítimo, e o ponto é que seja exatamente assim!
Ninguém tem de COPIAR, mas sim aprender a compor, mantendo a autenticidade singular de cada um :)-
O fantástico do Diego é que ele realmente já tinha consciência de muitos pontos, e isso além de ajudar, já é de se parabenizar pois prova que por um bom tempo ele teve o cuidado e o exercício com seus encantos e desenvolveu uma considerável clareza sobre seus gostos e sobre o que se identifica. Era apenas questão de polir detalhes para que funcionassem com precisão em seu tipo físico.

Eu achava bárbaro ele me contando sobre o motivo que o levou à escolher as roupas que até então usava, e  ao discorrer sobre eu sentia algo verdadeiramente real, um indivíduo involucrado em cada palavra e em cada história. Era uma pessoa que aos poucos estava se formando, encontrando sua imagem, que teve processos, referências, mudanças variadas, idéias, e que tentava se achar no meio de tudo o que estava vivendo, e que já viveu.
Tudo isso só reforça o quanto a moda, em verdade, nos reproduz e nos envolve como indivíduos, e como faz parte de todo o nosso universo. É o momento em que nos encontramos com nós mesmos, por meio de imagem, e que por ela, podemos transmitir também nossa singularidade.
A moda faz parte de nossas vidas, é um conjunto de experiências em vários setores, que envolvem sonhos, situações - boas ou não - , sensações, referências e até mesmo memórias. As escolhas, o que nos atrai, não é simplesmente à toa, e do mesmo modo que a moda se estabelece e evolui pelos detalhes, é por eles que também transmitimos quem somos e cada uma dessas nossas coisas únicas que nos compõem.

Nada mais fantástico do que podermos valorizar tudo o que temos, seja ele físico, emocional, psicológico ou rasgos de personalidade. Isso quando nao transmitimos nossos sonhos mesmo, por mais que determinadas imagens ou shapes específicos não correspondam à nossa realidade imediatamente.

Peter Buffett já diria: " a maior dádiva da vida é podermos ser nós mesmos" e não é?
tudo isso começa pelo nosso visual, que aglomera tantos anseios e experiências.

O cuidado é algo importantíssimo. Mais do que apenas o aspecto, é um cuidado com nós mesmos.
Esse pequeno momento de atenção demonstra muita estima e personalidade.
*Clinton Kelly, por exemplo, costuma repetir muito isso aos seus consultados, para que consigam compreender sobre a imagem que transmitem - pré mudança -, e sobre como esse cuidado sim transmite, verdadeiramente, o que somos e buscamos, e nos valoriza de forma incrivelmente positiva frente à estima demonstrada, não somente a própria beleza em si*

A moda tem que ser divertida, e o Diego se diverte MUITO.
Se a moda não fizer bem, então não está no caminho certo.
O relembrava muito o quanto a moda não deve obedecer um shape concreto, especificado, a idéia é captar o conceito e brincar com ele, jogar em você o que ele te provoca, de forma a respeitar quem você é.

Estávamos frente à vitrine da Zara (quando eu fazia a fusão de exemplos femininos para apenas indicar noção de proporções), e passei a discorrer o seguinte com o Di:
"A moda, certamente, não foi feita para ser uma cópia. Você não tem que usar um look EXATAMENTE IGUAL ao que você vê em um catálogo ou painel, mas sim, captar seu conceito. Pegar a essência do que te encantou, e aplicando ao seu próprio corpo e necessidades, jogue as idéias...pode ser o tecido, o acabamento, um detalhe aqui e acolá, as cores.
As vezes um item que geralmente lhe funcionaria não caiu muito bem, mas tudo bem, segue-se procurando, há N fatores para que ele não dê certo. Nada é tão absoluto assim.
A moda não foi feita para ser copiada, para nos massacrarmos por ter ou não físico de modelo, para sermos excêntricos ou minimalistas, ou para usarmos sempre e sempre um certo shape só porque tecnicamente é o que funciona.
Um bom e verdadeiro item de moda permite que você jogue com ele, que funcione, em que um dia ele possa ser mais pesado, mais leve, mais dramático ou mais clean. Se ele não conversar, de forma alguma, é porque há algo de errado. Ou é excesso de informação fashion, ou é um elemento concreto demais e que perdeu a sua idéia de uso, se tornou mais idéia do que exatamente algo que valoriza e que consegue se unir com qualquer outro item, até mesmo do mesmo shape, ou com qualquer pessoa que seja.
Quem disse que uma jaqueta militar não pode ser romântica? E quem disse que um romântico não pode ser rocker? E quem disse que um rocker não pode ser alinhado e até mesmo profissional?
A moda não foi criada para somente modelos, ou celebridades, foi feita para pessoas em toda a sua composição, que tem um mix de coisas e detalhes, físicos variados, e você deve poder transmitir-se nela, em cada corte e em cada acabamento. Talvez não se possa usar tal tecido, mas você pode usar a idéia em outro que lhe cabe melhor, usar uma dimensão de corte ou de estampa que te favoreça mais, um tom de cor que lhe embeleze e mantenha o aspecto de estilo, são realmente tantas e incontáveis formas de se jogar e combinar algo..
É por isso que existem tantas marcas, materiais e especialmente estilistas, que jogam com todos esses conhecimentos para compor, até mesmo de forma inesperada, determinada linha. Veja essa camisa que tem estampa de caveirinhas pequeninas, a camisa é de seda, super delicada, clássico romântico e também um clássico profissional, e as caveirinhas são um charme e um ótimo toque roqueiro.
Um grande exemplo brasileiro que posso te dar, sobre essa idéia, é o Herchcovitch que mostrou como o urbano não necessariamente precisa jogar com certas cores, ou materiais ou shapes, e os tornou bem mais dramáticos e curiosos. Nós podemos ser tão dramáticos quanto uma celebridade, ou tão alinhados quanto uma Coco Chanel, seja no estilo que for e nos atraia. É tudo uma questão de valorizar a identidade.
Nenhum item, e nenhuma idéia, é tão concreta que determine imediatamente um estilo específico, e nem deve ser assim. Os itens devem se juntar, harmoniosamente, para compor, assim como nós mesmos, tudo o que somos."


Vitrine da Zara na C.Florida
Vestir-se não é um gesto difícil, e nem deve sê-lo. A sensação de comodidade e de alegria ao brincar com tudo o que somos, gostamos e queremos nos ver ou imaginamos reproduzir, é uma das sensações mais satisfatórias.

Devo dizer que a moda, para mim, eleva meu senso imaginativo e artístico muito mais do que apenas desenhar, escrever ou cozinhar (que é uma das coisas que eu mais adoro!). Ela realmente joga com emoções e imagens de vida, e certamente me estimulam muito à trabalhar duro, seguir e continuar produzindo. É revigorante! E é uma forma fabulosa de reproduzir cada pedacinho de nós com excelência!

(isso explica porque sou fã de camisetas com coisas interessantes escritas ou imagens icônicas, mesmo sendo uma rocker-glam-romântica (!). Acho que numa peça tão básica, e geralmente tão insossa, pode ser feito algo não somente interessante, mas bonito e que descreva parte da personalidade ou até mesmo do lifestyle da pessoa. Além de tudo, é bem simpático. rsrs me atrapo em sorrisos sempre quando vejo uma!xD
*isso me lembra as camisetas legais do Mauro! davam sonho de consumo total, haha
ele sempre me dava indicação de uns locais que tinham umas bem legais! preciso ir conferir quando voltar...
de vez em quando ter uma camiseta não é algo ruim dona Carol :p - já faz um bom tempo que não compro umas, e acho que não faz mal a ninguém, haha)

THE WORK


Decidimos aonde iríamos, e o foco foi ir para a Galeria Pacífico e Calle Florida.
Mesmo ambos bem resfriados, estávamos abundantes de ganas e animadíssimos! :D
(Ao decidir o lugar, a gente soltou um: "VAMO ENTÃO, VAMO! *batem as mãos*" rsrsrs
e no metrô era uma maravilha, os dois gripados e lelés naquele frio se sentindo no trono dos Deuses ao poder repousar hahaha - soltávamos um maravilhoso "UUUUUUUUUUFFAAA" e um sorriso digno de criança. Sensacional!)
Tive de elogiá-lo, à princípio, por já ter determinados sensos (por puro empirismo) super positivos, como saber que você pode dar um toque ou um detalhe por via dos acessórios (e ele escolhe uns realmente MUITO bonitos, sempre falo pra ele que ele me deixa morrendo de vontade! haha. O indiquei comprar um belo relógio, grandão, e com pulseira vermelha já que ele gosta. Seria um toque de cor e estilo bem legais e cairiam bem!), e ao usar certos itens\atuendos que, mesmo que não estivessem PRECISAMENTE perfeitos, o favoreciam e delineavam seu estilo. Muito merecido pois são coisas bem delicadas e que muitos se perdem e sofrem bastante pra encontrar e compreender. Já era um passo bem avançado. #Partiu polir!
(ah sim, ele usava um óculos LINDO, que wow, que diferença impressionante fazia! não me contive em expressar a satisfação e o bem que ficava logo assim que o vi, haha!)

Era muito semelhante ao óculos da esquerda.
Adoro óculos quadrado, e adoro óculos grandão <3
Mas no Di fica algo fenomenal, cai muitíssimo bem. O rosto dele muda COMPLETAMENTE.

Inicialmente, fiz um estudo do seu tipo físico (o Di é um rapaz baixo e de estrutura robusta e bem retangular, exceto numa pequena parte do quadril que é mais arredondada - do qual recomendei disfarçar com linhas retilíneas, especialmente de casacos e calças. As camisetas deviam tentar acompanhar o mesmo, quando possível) e fiz uma breve explicação sobre a divisão de proporções no nosso corpo (a divisão das "três partes") explicando-lhe que o mais importante é sempre tornar as três harmoniosas e equilibradas entre si, e para isso é bom recorrer aos cortes corretos até mesmo para suprir uma falha ou desequilíbrio em alguma área.


Para isso, fiz forte apelo aos manequins para explicar sobre determinados cortes e caimentos e como eles jogavam com essa idéia de proporção: se "cortavam", alongavam, afunilavam, etc, e os tamanhos de padronagem que o favoreceriam frente ao seu tipo físico (xadrezes grandes ou muito diminutos, por exemplo, não são uma boa escolha para ele. *FOCO: Ainda assim o xadrez é usável, basta escolher o tamanho certo!;)) que no caso, são os medianos*), ou a dimensão e altura de uma gola, lapela e ombreira (golas de altura baixa, ou sem golas, lapelas largas seguindo linha do ombro e sem grandes comprimentos, e ombreiras não muito altas, porém, que pudessem ultrapassar um pouco a linha do ombro, evitando o erro frequente de casacos e camisas muito ajustadas e que não fecham bem.
DICA: Um erro muito comum e até meio tendencioso, especialmente na moda feminina, é comprar algo que pare no ombro, e não seguindo a linha do ombro. Não há problema em ultrapassá-la, se for a peça de medida correta e seguindo a linha anatômica. O mais importante é que o tronco-busto-peitoral seja bem respeitado, ou seja, que a peça feche perfeitamente, por mais que se vá usá-la aberta. Isso evita o drama dos botões tortos, pequenas aberturas, ou a peça ficar marcando e grudando muito na parte de trás revelando falhinhas ou até gerando falhas inexistentes - além do próprio desgaste acelerado do item e das suas costuras.
Se for para usar uma peça justa, preferível uma que realmente seja feita para isso, e se não tiver com o corpinho 'em dia', nada como um colete, um casaco ou qualquer item de sobreposição, não resolva ;))

O que não queremos...
O que procuramos...
(excetuando a camiseta do traje à esquerda, pois tem um corte muito profundo no peitoral, o que não o ajuda (a não ser que use, realmente, uma regata por debaixo que dissimule) e a calça por dentro da bota no look à direita. Mas os cortes são esses, e as dimensões de cada elemento são essas.)

E mais do que o próprio conceito em si, lhe expliquei porque determinados detalhes e aspectos das peças poderiam não ser favoráveis para ele (como os franzidos, lavagens claras somente no topo, e cortes afunilados e com cós de calça muito comprido\largo), e como essas "pequenas" diferenças realmente poderiam dar uma impressão completamente diferente. (para ele, por incrível que pareça, o ajuste funciona muito bem pois o deixa delineado e mais delgado, determina mais a linha de visão. Mas ajustado é diferente de GRUDADO, hum? retifico o ponto de seguir a linha do corpo, usar as medidas corretas sempre, e que as peças fechem e entrem com precisão).

Por fortuna, encontramos muitos painéis com modelos exibindo exatamente looks que ele apreciava, sendo que muitos dos modelos eram, inclusive, baixinhos...porém, de estrutura física diferente (ou ampulhetas, ou triangulares..etc), levando à composições bem distintas.
Isso serviu bem, explicitando que as dimensões são o passo inicial para determinar o quanto de altura, largura e tamanho de padrão, um item deve ter, e os detalhes e diferenças de cada corte e acabamento ficaram mais visíveis (para os triangulares..nada de afunilamentos, para os ampulhetas..bases mais alargadas e cintura e joelhos mais marcados, etc etc). E para completar, haviam três manequins, um do lado do outro, com looks semelhantes aos enviados pelo Di, mas com diferenças de proporção e tamanhos de padronagem, podendo demonstrar claramente as alturas e qual era o tamanho certo e mais favorável para cada coisa.



Ao parar para observar a diferença de 'formas', o Di conseguiu ter com maior clareza as suas necessidades e a forma de aplicá-las, conseguindo associar não apenas então ALTURA ao poder usar ou não algo, mas sim, também, as nossas próprias medidas e geometrias gerais.
(e para homens é toda uma arte, há ainda o "acessório natural" que é a barba, que pode implementar muito..seja suavizando, disfarçando ou até alongando, determinadas áreas faciais. Para nós mulheres, o jogo fica mais evidente na proporção da franja e o movimento do cabelo. Sobrancelhas e cílios são marcantes em ambos e dão incríveis marcos, mas nos homens acaba sendo um detalhe mais 'light' de se lidar, já para nós, faz impressionante diferença).



Um outro aspecto que mencionei, é um estilo que está cada vez mais em alta entre os rapazes, mas é aquele efeito "Tropez", de não usar meias e deixar os cortes das camisetas bem vazadas e antebraços expostos. Pois bem, descrevi bem ao Di que, infelizmente, não são aspectos que o ajudam muito ( :(( ), apesar de serem bem simpáticos e leves.

Porém, pedi para que ele não desanimasse (e o Di é uma gracinha, não desanimava de jeito nenhum e na verdade se estimulava mais ainda com as outras possibilidades. A disposição e a vontade dele são admiráveis, é uma delícia!), já que no verão poderia apelar para uma boa bermuda, também reta, uma camiseta sem tanta profundidade no corte da gola, e uma sandália de couro, como ele gosta, e nas épocas mais fechadas, manter aquele look alongado com as botinhas e calças alinhadas que ele também gosta. :)
Alternativas, sempre existem!


Lindo, mas não é funcional (a do meio, quiçá, um pouco mais..)
Reparem que a idéia , o conceito, foi aplicada de formas bem variadas (estilos variados).
Poucos, em realidade, são os homens que podem utilizar esse tipo de look sem parecer desleixados ou "pelados" demais.
A base punk é legal, mas realmente costuma ser bem disforme e pouco favorecedora.
Meninos mignons, ou "magros definidos" (que tem uma silhueta delicada mas ainda assim bem masculina), vocês estão autorizados.


Algo que tentei deixar bem claro pro Di é que, realmente, nada é tão absoluto assim. Mais do que dizer: isso não serve\isso serve, é provar, testar, observar e reparar o efeito que ela provoca. Muitas vezes somos surpreendidos, mas é realmente importante ter consciência das necessidades do nosso corpo e de cada item, saber como devem ser correspondidos.
Tendo essa noção bem clara, ai não tem erro, é tudo questão de ver se o item responde da forma adequada, ou se ainda "falta algo". Ao invés de ir no "mais ou menos", que tal irmos direto no que funciona PRA VALER, hum?! ;)

Um look teoricamente funcional, mas com pequenos detalhes desfavorecedores como os franzidos, o tamanho do xadrez e os bolsos. Mas alterando eles, e mantendo a idéia, voilá, perfeito! 
Estes também. Pequenos ajustes e funcionariam com perfeição :)
Ou seja, todos eles tem boas bases e o conceito se mantém, mesmo com aspectos bem variados nos elementos.
Naturalmente, não tirei fotos dos manequins masculinos pois creio que não é de muito interesse da maior parte do meu público do blog, rsrs, mas aproveitei que as composições lá na G.Pacífico (e num geral aqui) são bem sofisticadas, para treinar a visão do Di e explicar esses básicos como forma, caimento, proporção, textura e combinação de conceitos (xadrez e listra, rústico e delicado, maxi e micro, etc). Para isso, fiz até apelo à muitos manequins femininos, inclusive os que estavam absurdamente desagradáveis (aka. errados) para que ele notasse o que diferencia uma coisa da outra, e enxergar os elementos de ligação ou então de total dissociação\excesso em um look.

Aqui alguns dos looks que serviram de excelentes exemplos positivos. Compunham mescla de conceitos e possuíam um elemento de ligação muito bem escolhido. Eu, particularmente, amei <3
(deixo a descrição de cada elemento por conta da observação carinhosa de vocês... são looks riquíssimos e muito cheios de carinho no cuidado com os detalhes)


 


Looks lindíssimos da La Martina <3 (meus prediletos do dia)
(preços: Look 1: Camisa Listrada $520 ; Suéter Pólo $800; Casaco de couro $2900  - não achei caro, considerando a marca e o material; Jeans Luxury $690; Cinto de couro $230
Look 2: Camisa $470; Suéter (<3) $835; Cinto de couro $180; Jeans de Gabardine $490; Sapato Borcego (coturno) C/salto $1100; Jaqueta Carry On $890)


Me esqueci qual era a loja ._. mas particularmente adorei o tom mostarda do casaqueto, além do corte todo retinho! lindo lindo! A bolsa é de spikes e a camisa de seda enrrugada. Muito legal!
(preços: $1390 casaco; $290 calça; $490 camisa; $1950 bolsa; $1290 stilletos)



E claro, sempre reforçava para que ele observasse bastante, e bastante, os looks, os manequins, os itens, e as pessoas andando. É prática, e essa prática tem que passar a virar quase uma diversão ocular, rs
(o que adoro é que o Diego sempre me diz: "Ai, vamos sair nem que seja só pra ver aquelas vitrines lindas!!" hahaha isso já é bárbaro sem qualquer dúvida!)

De início, o Diego se sentia inseguro para dizer algo, se acanhava um pouco e se embolava bastante ao falar com um certo medo de errar ou de parecer bobo com o "possível' erro, mas logo foi se soltando e ganhando mais confiança, e seus sentidos são simplesmente excelentes. :)
Eu lhe repetia sempre que, se ele não soubesse - ou não visse- alguma coisa, que não se sentisse mal (e menos ainda em me dizer) pois era uma primeira experiência e que ele estava indo muito bem, e ao fim, eu estava lá para ajudá-lo, e que para isso, ele precisaria me avisar com honestidade e sem qualquer constrangimento seus pontos de vista e percepção e tentar discorrê-los como pudesse; Se não desse, all right, tentaríamos de novo..e de novo..e o quanto e como fosse necessário. :)
Acima de tudo, o foco era ele; atendê-lo e ajudá-lo, em todas as suas apreciações, sensações, dúvidas e dificuldades, e ir construindo seus sonhos e desejos.



É muito bom ver quando alguém se sente mais confortável, menos constrangido, e passa a confiar mais no que aprendeu e no seu próprio taco (senão quando instinto). E dá realmente muito alento ver que a pessoa se sente confortável na sua companhia para dizer suas opiniões e sensações, e confia em você ao lhe contar tudo isso e pedir ajuda. A gente se sente ótimo e excelente, e que estamos indo pelo caminho certo e agindo bem <3
Tem amor nisso aqui. Queremos realmente ser bons para a pessoa. Dá uma alegria que vocês nem imaginam quando essas coisas acontecem, deixam realmente muito feliz!!
E por mais que seja uma honra e uma delícia alguém que confie em você, dá muito mais alegria e é muito mais valorável, ver que essa pessoa se sente segura por conta e está muito mais forte. Ai sim é trabalho feito! :)

Um dos momentos interessantes do dia foi apresentar os cortes de calça e os acabamentos de sapato.

 

Por sua altura, e por ter um corpo mais robusto, o recomendei o uso de calças retas, bem alinhadas ao corpo (sem folgas nem atrás, nem na frente) com um levissimo ajuste na área dos joelhos (ou seja, o clássico reto, que acompanha a linha das pernas), preferencialmente em tons escuros ou intermédios, pouco vibrantes, para que lhe dêem harmonia e longeliniedade (o reto, além de ajudar na proporção e ser um clássico que aceita tudo, também disfarçaria a pequena área arredondada no quadril, o que tornaria a perna realmente mais alongada e retilínea, dando impressão maior inclusive de altura e um algo mais delgado). Se as calças tivessem "manchas" (aquelas lavagens mais claras entre a escura), que fossem em linha reta também e na parte central, feito uma faixa, para dar a impressão de pernas mais alongadas. EVITAR a todo custo, um foque imenso na área dos joelhos ou panturrilhas, o fariam mais baixo e atarracado, e para isso calças bocas de sino também não eram boa idéia pois deixariam a área dos pés absurdamente em evidência e tudo ficaria concentrado ali, mais próximo do chão do que do céu, rs.
Reforcei que poderia usar, sim, as abotinadas que tanto adora, desde que a calça não entrasse dentro da bota criando o efeito funil (distorcendo suas proporções e deixando-o feito "maçã no palito" rs), e desde que as pontas das botas fossem mais alongadas, tendendo ao oval ou pontudo mesmo, ao invés de quadráticas ou redondas..pois isso aumentava a dimensão do pé para os lados, deixava troncudão demais e o tornava mais baixo. Os cadarços não eram problema, poderiam ser um charme e favorecer a impressão de longilíneo, além de manter o ar descolado e jovial.
Esse é um ponto importante: O Di tinha muito medo de parecer "velho demais", e ficava receoso com certas texturas e acabamentos, como o corte reto ou botas lisas. O esclareci que esses efeitos se dão quando uma composição não está harmoniosa, especialmente nas proporções, gerando então impressões incorretas de idade e estética (a artificialidade costuma ser o principal fator de distorção física e etária). É o famoso "o preto não significa que emagreça". Um item e seu acabamento não promoverão imediatamente um estilo específico ou um efeito específico, e isso permite que, justo aqueles itens que ele pensava que poderiam dar 'efeito de envelhecimento' ou um 'efeito x' ou um 'efeito de estilo y', na realidade, soem mais joviais e descolados do que o óbvio declarado, e reproduzam melhor o estilo que você busca. Portanto, um item que funcione melhor para nós, como no caso dele... uma calça reta bem alinhada, na medida correta, uma bota, mesmo que lisa, e pontuda, funcionarão de forma muito mais jovializada do que insistir em utilizar algo que não nos cai bem, itens que não fazem acontecer, e que não transmitem de forma alguma a linha de estilo que procuramos. O ar jovem é valorizado se destacamos nossas melhores qualidades, e com sofisticação, na etapa em que estamos vivendo. ;) e isso vale para qualquer idade e fase. Além do mais, fica muito mais moderno, do que simplesmente usar o que é "it it it!". Estereótipos não funcionam com bons itens! E shapes definidos não representam exatamente estilo! Muitas vezes não tem estilo nenhum e não conseguem reproduzir nenhum! Vale muito mais algo que faça acontecer, do que algo 'dito' ser de tal idade ou aspecto, sendo que muitas vezes, acaba não sendo nem funcionando assim.
No momento esclareci ao Di que a bota pontuda, além de ajudá-lo, manteria um ar dramático e rock'n roll muito maior do que uma bota quadrática que, nele, davam um aspecto mais cowboy e pesado ('envelhecido e desleixado'), e que essas pontas criariam uma silhueta mais interessante e elegante, e mais urbanas. (o famoso "efeito all star", tenis que por sinal o recomendei loucamente e que ele ADOROU rsrsrsrs - #allstarparasempre <3)
New Ideas!

Ele me pareceu bem empolgado em poder manter as abotinadas mas com uma pequena alteração que faria toda a diferença e destacaria a nova idéia.
Já as calças retas, apesar do começo terem dado estranhamento pra ele e ele ficar com medo do efeito "parecer velho demais", notou que, se realmente bem alinhadas e em um bonito tom de lavagem (apresentei os anis e chumbos, que ajudam a manter o estilo rocker e são mais lights na estética, mantendo a idade), são verdadeiramente simpáticas e descoladas, e unidas ao abotinadinho, voilá funciona! Good bye cowboy feels. Welcome urban.

A seguir, ao continuar caminhando na Florida, ele parava, olhava as calças, e me dizia:
"essa é uma que posso, não é?"
e BINGO, certinha.
À parte, mostrava os diversos tons, e ele me dizia quando gostava mais de certo acabamento, ou de certo tom, e isso ajudava a determinar um pouco mais a linha que procurava - um tanto menos "tom neutro" do que parecia, tem um quê de vibrância.
Isso ajuda muitíssimo pra saber o que comprar, e foi muito interessante pois pudemos evoluir um pouco o seguinte passo: estudo de cores.
Ele, afortunadamente, pode os tons mais maravilhosos de verde possível. Esmeraldas..aturquesados..!

O recomendei, juntamente, que o cós\cavalo da calça fosse o mais plano possível e em corte retangular para evitar dobras, que se possível inexistissem bolsos, especialmente frontais, e que os acabamentos das calças fossem os mais limpos possíveis, que as calças não tivessem muitos detalhes de recortes, para evitar volumes, e que as costuras não fossem muito contrastantes, evitaria poluir um pouco a visão e criar distorções. Franzidos nem pensar!
Se o acabamento fosse mais destacado, que fosse acompanhando o mesmo tom para dar um efeito mais uniforme e criar uma ilusão de ótica de uma "estrutura definida" dando sensação de pernas mais afiladas.
(eis ai o ponto. Se um certo aspecto costuma ser mais prejudicial, usarmos de recurso para torná-lo favorável. a idéia é essa.)


 
Para o Di, DE JEITO NENHUM! Muito ar de operário "estilizado" rs.
Corte afunilado e largo demais, lavagem concentrada no joelho, cavalo e cós baixo, golas altas e curtas, botas redondas e pesadas. NO, NO, y NO!
Queremos sofisticar, e não atarracá-lo e brutalizar o visual.


Pois bem, creio que as duas maiores vitórias foram na Kosiuko e na loja da Cacharel, em que ele compreendeu a necessidade de um item "de união" (como chamei), que é a peça neutra, ou então, a que tem o tom-coringa. Foram os exemplos mais claros para ele.
Na Kosiuko havia um manequim que eu particularmente não gostei (apenas apreciação), mas que era perfeitamente composto. Juntava elementos que teoricamente não tinham daonde se unir (uma camiseta estampada, um suéter e um jaco), mas que foram brilhantemente combinados pelas gamas, permitindo então as três sobreposições variadas (Esse trio pode ser também de camiseta, casaco, cachecol, ou etcs. TRÊS, sempre, pra dar dimensão ao ir orientando o olhar.
Para nós mulheres o uso de colares ou certos acessórios cumprem a mesma função, como usar um colar bem longo junto de uma bata bem solta junto de uma bolsa tote gigantesca. Harmoniza fantásticamente e direciona um olhar mais alongado usar o colar. ;))
O "item de união" é o que consegue aceitar e unir todos os elementos, e ao mesmo tempo, definir e destacar a existência de cada elemento em todo o conjunto, e não apenas dar a visão de um combo de informações. Ele cumpre uma certa função de "descanso" do olhar, e por isso é possível reparar no conjunto e em cada parte.
Essa tríade permite uma texturização interessante e até mesmo uma composição mais livre e variada, já que brinca com tons, e aceita jogo de acabamentos distintos.
Tudo isso, além de claro, definir uma dimensão\profundidade, tirando o efeito chapado ou básico DEMAIS de um look, fazendo aquele jogo interessante e personalizado que todos adoramos, que valorizam nosso próprio estilo e estimulam nossa criatividade e singularidade. Não mais, favorece muito, porque é por ai que conseguimos disfarçar e valorizar pontos, e muitas vezes um pequeno toque de cor basta para dar aquela alegrada ou atrair o olhar no que tivermos de melhor.
Fazê-lo entender que esse jogo de dimensionamentos é o que torna um look interessante, sofisticado, e mais do que tudo, que colabora para acentuar ou dissimular aspectos físicos (des)favoráveis, já fez avançar 80% do processo.


  

Looks da Cacharel. Jogos de tons e texturas simplesmente perfeitos, cuidado nos mínimos detalhes.
(Preços: Look 1: Blazer Couro $4670; Suéter $920; Calça $660; Foulard (lenço) $990; Cardigan e Suéter (não dá pra ver) respectivamente: $1010 e $950;
Look 2: Cardigan $1490; Camisa $498; Manta\cachecol $470; Calça $698; Botas $1260
Look 3: Casacão $1780; Camiseta (não dá pra ver) $620; Calça $490; Botas $1915; Suéter $1270; Regata $330; Foulard $540
Look 4: Casaco "Tapado" ("poncho") $2280; Camiseta $390; Calça $790; Botas $1260)


Antes de qualquer toque "stylish" imediato, tinha que dizê-lo que o mais importante é usar shapes e caimentos que funcionem em seu tipo físico, atendendo suas necessidades e características, e que o estilo, seja qual for, não se limita por eles. O estilo fica por conta dos toques de detalhe, como acessórios, cores e principalmente, jogos de texturas. Mas para que todos eles funcionem, os itens de base tem que ser impecáveis, para que aceitem ser bem trabalhados em cima. ("Boa base, sólida,  básico bem feito. Ai qualquer coisa pode ser feita em cima. É igual uma obra.")

Para complementar, encerramos com uma dica de corte de cabelo (ele queria cortar o cabelo, porque estava achando já grande e não sabia direito o que fazer agora, ai veio e me pediu conselho..foi mais dica de amiga que pretensão da consultoria mesmo, haha).
Por ter um rosto bem anguloso, a sorte é que ele poderia reproduzir exatamente os looks de cabelo que gosta, com laterais mais aparadas e um topo mais elevado e repicado pra ter aquele movimento e ar espetadinho super genial e informal. Além de tudo, isso o ajudaria também a alongar. Esta então foi minha recomendação escolhida.
Além disso, agreguei a informação de tentar manter a área do topo do corpo bem limpa..ou seja, um corte bem clean como esse e acessórios lights como um cachecol, lenço ou óculos. Fora isso, evitar qualquer gola elevada, apenas lapelas bem largas sobre jacos e casacos de corte reto.

Depois de tudo isso, fomos jantar uma deliciosa pizza (nhami <3) e rimos bastante falando de vááárias besteirinhas (enquanto uma mãe tentava convencer o filho à tirar fotos, e os garçons distraídos com as finais do futebol, rsrs). O dia estava levemente friozinho, mas Baires estava com um cenário lindo. Tudo estava iluminado, tudo muito animado e repleto de gente circulando e curtindo com um excelente humor a agradável noite.
Muito gostoso!


E TCHARÃN!
Temos alguém feliz! :D


Missão cumprida!! :D


 From This...


To This..!!  


Esse foi apenas o primeiro dia (!), ainda teremos mais passeios para seguir desenvolvendo e notar detalhes mais miúdos (botões, relógios, óculos..) e passar a sentir melhor as texturas fazendo o uso do nosso bom e velho sentido, o tato!
O Shopper Day ainda vai acontecer, mas o Di já está cheio de planos e se programando bastante, não mais, seu armário agora ficou muito mais fácil de lidar e ele verdadeiramente notou o que compensa seguir mantendo, e o que não, e já deu uma fantástica evoluída! (muitas das camisas que ele usava sobre camiseta, que tinham algum pequenino problema como serem ajustadas demais ou terem golas muito pequenas em proporção ao resto, foram sumariamente substituídas por out                                                                                                        ras que atendessem as lições. As camisas ajustadas mudaram para camisas que fecham com tranquilidade e que, mesmo superando um pouco a linha do ombro, respeitam a linha do tronco-peitoral que é o mais importante, e as golas muito pequenas foram trocadas pelas que tinham golas mais alargadas para a direção dos ombros e peitoral, dando efeito mais alongado e estiloso).
Ele realmente ganhou muito mais leveza, facilidade e qualidade ao compor seus looks e notar os diversos aspectos da moda, e ver ele se divertindo mais ainda e curtindo ainda mais da coisa é de uma satisfação imensa! Tão bom que isso tenha feito ele se sentir mais cômodo e contente, e ter ganho ainda mais gosto!
Pedi para ele anotar suas duvidazinhas e me repassar, seja para o próximo encontro, seja para simplesmente gritar "HEEELP!" rsrs

Vê-lo caminhar com as próprias pernas, bem feliz e satisfeito, era tudo o que eu mais queria.
Ver o quão mais feliz, em paz e satisfeito ele está com seu armário, suas coisas e suas aquisições, notar o seu bem estar...é simplesmente algo SEM PREÇO!!

ESTOU ORGULHOSÍSSIMA POR ELE! e é uma sensação incrível, magnífica e muuuuito gratificante ter conseguido, de alguma maneira, ajudar e trazer algo tão positivo e bom para ele, consigo mesmo, e para a sua vida, e ele só me retribui e oferece, tanto quanto sempre, com um imenso carinho, cuidado e respeito.
Sou eu quem tem de agradecer sem fim, meu querido. De coração.

IMPOSSÍVEL NÃO ESTAR MAIS DO QUE FELIZ! <3
MISSÃO CUMPRIDA!
(e sucesso! :D ao fim, acho que até que sirvo pra coisa mesmo!)

E essa experiência só me anima a continuar com o Di, e com muito mais pessoas..a quem eu puder! :D
Poder ajudar e trazer sorrisos e melhorias é uma coisa incrível, indescritivel e sem preço, e espero poder fazer isso sempre <3 é um encanto incrível mesmo melhorar, mesmo que de forma pequenina ou apenas nisso, o bem estar dos outros!
(é futura doutora, além da escrita e da medicina em si, temos mais uma coisinha por onde oferecer bem estar aos outros..!)
Só posso dizer que faço tudo com muito amor e carinho, e eu me sinto incrivelmente feliz. A vida ganha um gás e um sentido único, e só me faz querer realmente continuar..sempre e sempre..e eu espero ser a melhor possível, do que eu puder, em todas essas coisas, juro.

Isso tudo foi algo realmente muito significativo pra mim. Thank You Thank You Thank You!


BISOUS! e obrigada pela leitura! :D



2 comentários:

  1. Diego Henrique Ferraz27 de maio de 2012 às 05:28

    Olha só tenho que agradecer por ter conhecido você,aprendi tanta coisa já,posso dizer que cresci muito OBRIGADÃO CAROL *-*.Uma coisa que eu sempre falo que devemos apreciar o que é bom,e eu sempre elogio o que você faz porque acho tudo muita dedicação e muito amor e isso é maravilhoso é o que me encanta.AMEI O Passeio Fashion aprendi tanta coisa,também agradeço por ter me ajudado e me ensinado várias coisas.Fiquei intensamente feliz em ler esse post,amei tudo,teve umas partes que eu li de novo uhauahuha mas olha fico muito grato de ter uma amizade como a sua e quero sempre cultiva-lá TE ADORO (L)

    ResponderExcluir
  2. Pelo jeito o day fashion foi muito produtivo! ;) Bjs

    ResponderExcluir