Quem vos Fala

Minha foto
Nerd-Headbanger-Apaixonada por Rosa, Química, Moda e Artes. Resolveu ser médica apesar de gostar de escrever (contrariando a classe) mas que ainda assim tem uma letra terrivelmente feia (justificando a classe..rs) "Os ideais que iluminam meu caminho são a bondade,a beleza e a verdade." Uma mistura de coisas distintas,incorrelatas,e completamente legítimas.

quinta-feira, 7 de junho de 2012

Friozinho... II

O frio aqui em Buenos Aires não está lá muito modesto.
Mas está bonito, de toda forma. :)

Uma frente polar chegou aqui há uns 3 dias, mas este é o segundo dia com as temperaturas realmente baixas (e com amplitude considerável). Hoje (quinta), tecnicamente, será o dia mais frio desse período (a madrugada ja foi suficiente para considerar o dia mais frio DO ANO)..onde atingiremos sensação térmica de -6º (MENOS SEIS!) e a temperatura mínima será, realmente, de 0º (ou -1º).
Ontem a mínima foi de 1º e a sensação térmica de -3º.



Mas desde terça estamos atingindo temperaturas negativas...(além da sensação térmica).

Primeiro dia de 'friozinho'..
foi o meu 'bom dia' haha!

Mas o mais legal desse friozinho que chegou foi algo que fez todo mundo ficar aguardando com muita ansiedade e emoção... (o pessoal do RS e SC também, especialmente das suas Serras..)

A NEVE :)

Aqui na Zona Norte não pudemos presenciar muito, houve mesmo uma aguanieve* (geada) bem forte, e ao amanhecer também por toda a cidade.
*linda essa palavra, não? :D e bem didática também! não que geada não seja, mas aguanieve soa até poético apesar de ser menos sofisticada. É totalmente intuitiva.
Aproveitando minha típica insônia aproveitei pra esperar a neve..mas infelizmente não chegou (e eu também não aguentei e dormi, mesmo que tarde), exceto lá no centro e mais pro Sul mesmo..que já é naturalmente mais úmido e também mais frio.

(já o pessoal de Porto Alegre ficou triste já que faltou umidade na cidade para poder nevar...elaiá. Mas acho que esse ano haverá fortuna para as terras Gaúchas! Complicado mesmo são países árticos, a neve lá dá realmente muitos transtornos. No canadá a neve é motivo de alegria pois prova que aqueceu, apesar de ser algo terrivelmente difícil de lidar e que complica muito a vida... - não dá pra sair de casa, tudo trava, complicado... e isso mesmo tendo estrutura. Natureza, né?)
Mas antes da madrugada em si, já estava nevando bastante em umas regiões da cidade, em especial as que já mencionei! (o Obelisco - que fica mais pra área central mesmo - estava irreconhecível! tudo ao redor tava branco durante a manhã! haha)
Em outras províncias, mais pro Sul do país, houve realmente nevasca e muitos problemas por conta.



Bom, eis que me resta realmente me proteger BASTANTE do frio, e me aquecer aqui com minha coberta querida, e minha boa taza (xícara) de chá x)
*obs: to ficando reacostumada, legitimamente, a usar o espanhol. Por ser minha língua mater, acaba sendo mais forte que eu a atração pela sonoridade... não mais, os próprios costumes lá de casa mesmo eu sendo naturalmente fluente com o Português e uma amante da nossa querida língua lusófona. Mas é que, definitivamente, existem sons de dadas palavras que soam tão agradáveis e mais doces...
essa é uma qualidade do espanhol muito deliciosa, e que mesmo com a dureza do espanhol rioplatense (porteño..ou argentinês mesmo), acaba se mantendo de dada forma...
agora compreendo porque as vezes minha mãe achava minha voz um tanto "forte demais" ou "dura" haha santo Português!*

Bom...
Esse edredom era um dos primeiros itens que eu e minha mãe vimos ao chegar aqui em Baires e ficamos enamoradas imediatamente.
Mas eu,  além de tudo, fiquei encantada pelo tramado dela...o sutil contraste entre os acetinados que formam as figuras *as listras grossas sobre as finas e o fundo, e as listras na outra face sobre o fundo lisa*. Mas o mais lindo é, sem dúvida, esse tom branco...tão branco...feito, realmente, como neve :) *foto pífia, lamentavelmente*
Ela é toda volumosa e fofa, e ao mesmo tempo leve. Agradabilíssima.

 


Minha mãe me disse que é um edredom de 400 fios (e que por isso tem esse brilho acetinado), e que é um item muito delicado e de altíssima qualidade.
*TY Dona Rita pelos seus fantásticos conhecimentos eternos sobre decoração e arquitetura e o bom gosto épico e eternamente criativo! :D*
Consegui baratinho!
(O valor dele acabou sendo o de um edredom comum, e geralmente em promoção.
Esse tipo de edredom comumente tem um valor absuuurdamente elevado.
Fiquei contente da boa aquisição por bom preço :D)
Lamentavelmente o vendedor não tinha a menor consciência do valor do trabalho de um edredom como esse (tão suave, acetinado e de tramado tão delicado)...mas pelo menos acabou que paguei um preço camarada por ele hahaha xD - minha mãe não acreditou no valor. A Sara também não...ela achou lindo o edredom, e se impressionou com o barato (já que valeu o de um item realmente mais ordináriozinho..). A Sara gostou pois achou que combinou bem com o ambiente :)

Fora ele, tenho uma manta de lã, muuuuuuuuuuuuuuuito quentinha, e super suave. Macia, macia, macia, macia, até eu não ter mais como dizer o cúmulo da ternura. O único inconveniente é que ele solta um pouco de "pelos".. (que parecem mais pequenos discos finos de algodão no campo...JURO! haha) mas não é nada de demais :)



Mas eu tenho um prazer incrível de montar essa casa como vocês não imaginam...na mescla de compor coisas necessárias, que dão pequenos (senão grandes) confortos, realmente é lindo poder compor suas coisinhas..pensando na cor, na forma, na qualidade... e naturalmente dando nosso toque, nossa cara. É nosso lugar de segurança e descanso né, é bom cuidar e viver bem..não tem forma mais simples de viver bem!
E eu sou encantada pelo tom branco e luminoso da casa, que apesar de bem clean também é aconchegante e feminino. Gosto de enaltecê-lo.
O Gabe até me deu de presente um ralador (HAHA) branco SUPER bom! Visto que os legumes aqui são duríssimos, ajuda horrores..e faz tempo eu queria um desses. Achei um máximo ele lembrar e escolher a cor branca, cor que gosto TANTO (depois de rosa) e que combina tão bem com a casa. :) Ty Gabe!
*eu caseira? MAGIIIIIIIIIINA. Que isso! To nem ai pra casa, e nem gosto de ficar e fazer coisas em casa, magina. Mesmo. 8P*

Btw..
Tem um pessoal aqui arrumando as janelas do apto (péssima época) e estão aqui fazem boas horas...
IMAGINA o frio que eu to sentindo né?! hahaha *digitando com luvas e ainda assim a mão tá dura*
Logo logo eles terminam.....
*Btw: O pessoal ai das janelas é muito legal! O chefe da equipe, e também dono da empresa, é um senhor Paraguaio e a empresa é familiar. Tivemos um diálogo muito interessante na outra vinda, e achei incrível a simpatia e a honestidade do homem no diálogo. Ele me disse que tudo o que sabe do Brasil é aquele clichezão - sim, ele tem consciência disso! - que transmitem por ai, mas obviamente em nenhum país há um formato só, ainda mais em um país grande como o Brasil...
falei um pouco de Sampa, e ele achou muito interessante e achou bem legal! Perguntou de como é a gente de lá..e tudo. Gosto desse tipo de oportunidade.
Mas o mais legal é que eu lembro do meu pai - que é Paraguaio - quando escuto o sotaque e eles falando em Guarani, ou mesclando as duas línguas (coisa comum, é da forma de falar deles)
HAHA
O sotaque paraguaio é bem bonito, por sinal.
Tem uma mescla do rioplatense, com o índigena próprio e o castiço total da região de Castela - o que ajuda BASTANTE com essa aproximação com o português.
Eu devia aprender alguinho de Guarani com meu pai, mas eu só sei algumas poucas palavras que é quando ele conversa com meus tios por telefone. - e bem, não sei mais se ele sabe (lembra) tantas...
Uma delas é SHERÁ (= irmão, mas no sentido de camaradagem, de alguém próximo que nos damos bem). Bonita né?
E tem outro ponto muito legal também.
Visto a limpeza e educação tão alta, delicada e impressionante que os Paraguaios tem - aqui na Am.Latina é uma fama muuito conhecida e reconhecida, a formalidade deles também é bem característica e bem bonita, além da capacidade de produção cultural na música e na poesia, e em artes em geral - realmente é confortável quando estão trabalhando aqui, há muito respeito e bom humor, além do cuidado. E não é algo travado, é bem cheio de simpatia! É muito legal quando pegamos peões e operários tendo mais desse esforcinho e cuidado, e até mesmo menos grau de ignorância, no que for. Realmente queria que no nosso Brasil tivéssemos isso..tempo..tempo!
Poxa poxa poxa Guerra do Prata, porque rolaste?! Era realmente um país e um povo promissor..pacífico, dedicado aos estudos, criativo, polido e bem cheio de dignidade, vista até hoje que mesmo sendo pobre, tem suas cidades bem cuidadas e até o homem mais pobre anda com tanta altivez e cuidado, sem perder qualquer doçura e respeito. Essas coisas inspiram...elaiá.
Mas é demais ouvir eles falando Guarani e mesclando com o espanhol hahaha eu me divirto, gosto de ouvir 'sons novos' e é engraçado ver como eles se divertem trabalhando, assim que é gostoso né? Passar o friozão todo aqui foi até minimizado xD
Mas a Sara ficou toda comovida pelo frio que tá aqui em casa por causa desse acerto, e quase me fez transformar em uma bolinha de tanta ternura ao me notar com frio xD (tocou minhas mãos que estão dois cubinhos, não bastando já serem naturalmente frias). Quase viro uma bolinha de ternura e toda encoberta de coisas, e pequena como sou, eu SUMIRIA.............fácil!rsrs*

Dois janelões totalizando algo como aproximadamente 3 metros, fazendo buracão justo nessa friaca xD


A Sara me comentou que, visto o frio que está e que o inverno DE VERDADE (de julho) ainda vai chegar, possivelmente verei neve por ai! :3
Ela quis me dar uma bela animada (e conseguiu!) por conta do bonito cenário que fica no inverno daqui, e de fato..é vero. Não suficiente a própria cidade e região que já são belíssimas (bosques, parques, prédios das embaixadas, pequenas vielas super mimosas, locais trendy e com um ar caseiro....), com neve, coisa que nem sempre ocorre, deve ser encantadoramente poético. Mas é uma cidade boa para o frio, sem dúvidas. (e a única da Argentina em que DE FATO há mais estrutura de calefação e de aquecedores na rua... mesmo sem ser 100% e claro, sem considerarmos as regiões pobres lá no extremo Sul - justo onde é mais frio e úmido das pencas!.)
Pensar em coisas bonitas sempre alegra e dá gostinho, e é bom ver o orgulho que as pessoas daqui tem das suas próprias coisas e da sua própria terra, por isso tentam não somente valorizá-la e apresentá-la com gosto, mas especialmente cuidar muito e lutar por ela...mesmo que nem sempre dê lá muito certo. (visto toda a divisão sobre o 'apoio' e 'desapoio' para a presidente Cristina - argh - mas de todo modo, a visão é sempre em busca do melhor num geral para a cidade e o país, isso que é interessante.. o conceito.

*vale mencionar que agora a noite, nessa friaca danada, a galera que fez Cacerolazo aqui na Zona Norte na semana passada se reuniu lá na Plaza de Mayo para seguir protestando contra a corrupção do governo, a inflação e a insegurança..
três pontos que realmente estão terríveis. Chego a me comover tremendamente e a realmente querer fazer algo, seriously. O complicado de quando você é de um país que atualmente é o hype e está absurdamente forte, é que ok, te recebem com carinho e admiração, mas você só tem acesso aos lugares porque eles estão se espatifando por dentro....e ai bote-se no lugar deles, é consideravelmente angustiante e desgostoso. Meio que ser brasileiro, atualmente, em outros países..é como ser o Estadounidense nos anos 70 e 80.
Btw, a corrupção nem é só pela sacanagem toda dos julgamentos de políticos e grandes salafrários que foram revelados, mas da própria enganação ideológica do governo atual que se baseia em um populismo paternal nocivo e destruidor para o país, removendo a palavra que andam repetindo loucamente em suas bandeiras: "La Libertad Argentina"
Vale lembrar que semana passada, com o Cacerolazo, o Jornal "O Globo" captou um momento muito interessante e demonstrou bem a divisão que está aqui...
achei incrível, e milagrosa - considerando o jornalismo de massa atual - , a capacidade sensível do repórter ao registrar um momento que dizia tantas nuances, e o conhecimento para descrevê-las com tanta propriedade...
O incidente foi:
No meio do cacerolazo lá na Av.Santa Fé com a Callao (plena Recoleta, ou seja, aqui..na Zona Norte) um moço de 30 anos chegou em uma senhorinha e lhe disse: "Por que o Cacerolazo? Pela primeira vez tenho um salário digno." A senhorinha diz: "Digno? Diga-me.. *aponta para a cidade* o que há de digno nisso tudo?"
Curiosamente, a Zona Norte, que é a chamada "Zona Rica" fez um barulho constante por dois dias, enquanto a Villa 21, bairro mais pobre da C.A.B.A, extremo Sul, estava em silêncio pleno.
Muitos criticaram o movimento organizado dizendo "Ah, burguês protesta com as panelas que seu empregado acaba de lavar" levando a coisa até a ser polêmica, e mostrar a divisão que está um país que não sabe mais se luta por algo coerente, ou se mantém um "bem estar social artificial".


Infelizmente, e eu fico bem chateada com isso, ser de classe média, ou classe A, não te permite ser de universidade pública, nem protestar, nem ser socialista, nem ser de direita, nem ser coisa alguma, pois você é favorecido. Mas será que, justamente, e em analogia (senão sinônimo) ao nosso inspirador político que é a Grécia, não seriam os "Patrícios" os 'aptos' para pensar por todos aqueles que tudo o que conseguem ser é uma luta diária para subsistir e totalmente marginalizados por sua própria ignorância e condição? É complicado, mas muitos deles talvez nem tenham sequer TEMPO de ter consciência de fato do que acontece, e se rola um dado paternalismo barato de alguém que sempre se disse do Sul (por ser nascida ali), e socialista, mas que vira as costas declaradamente pra qualquer coisa (em contrapartida ao próprio marido, que de clara direita, mesmo ter vindo de origem pobre, esteve à favor do andamento REAL e GERAL da nação), acaba sendo mais prático, rápido e fácil de agarrar....e acaba sendo heróico. O problema é pra quem percebe isso, e se critica, é criticado pela massa, pois realmente não conseguem captar a quantidade de gamas e nuances que estão sendo questionadas, peleadas e criticadas.
Não seriam justamente eles, os tais "burgueses" com favorecimento e acesso a tudo, por ter melhor acesso aos causos financeiros, melhor educação, e melhor condição de vida, que podem muito bem dedicar de sua vida e consciência contra "palavras tendenciosas" que mobilizam fácil justo aqueles que precisam se basear no mais imediato? Basta ver que é realmente a classe ativa em maior parte das grandes profissões pesadas, até mesmo sindicais, então é ÓBVIO que para exercê-la segue um poço enorme de conhecimento, consciência e prática. Não seriam eles talvez, não em total, mas em boa parte também, junto de tantos outros lutadores que saem de condições 'menos fáceis', poder brigar por coisas reais, legítimas e honestas em favor de um contexto geral que favorece mais aos ciclicamente ferrados do que a eles mesmos, os 'estáveis'?
Não. Pois ainda ser "elite" significa ser alienado.
Não que não exista, mas há de tudo em todos os pontos, e é realmente DE DOER esse tipo de "taxação".
E me recordo com pequena tristeza a desvalorização que está rolando no Brasil aos movimentos das universidades federais (GRAVÍSSIMA), e ao problema da USP ano passado tão grosseiramente comentado pela mídia e sua sociedade (uma instituição que apesar dos problemas ainda dá tanto orgulho e prestígio ao país, que tem gente brilhante, nada valorizada, no meio de muitos que estão ali para nada também, e que tem questões tão delicadas e internas que só os integrantes dessa constituição toda, estudantes e funcionários, tem condição de questionar, pontualizar e resolver), as críticas que faziam para a Marta Suplicy - que fez, sim um governo péssimo, mas um dos mais produtivos e frutíferos nas condições sociais e econômicas da cidade ao investir em real melhora da condição de vida das periferias, e oh, pasmem, realmente funcionou e AJUDOU sistemas como o tãão comentado sistema de saúde e o educacional, sem falar no econômico que vira consequência e permite, vejam só, melhor caixa para trabalhos seguintes - e tantas outras ignorâncias e desapoios populares que ocorrem justo nesse tipo de coisa só por sua maioria ser de classe alta, ou por isso, ou por aquilo, e velhos ressentimentos.
Ressentimento é uma porcaria que eu detesto, e que simplesmente, destrói uma pessoa, e pessoas. Assim, simples mesmo.
Compreensível até é, mas é uma muleta desgraçada. Se tem algo que estraga tudo entre as pessoas, é esse tal de ressentimento.*

Bom..
Logo mais receberei remessinha com coisinhas quentinhas que eu não trouxe... (boba que fez cálculos errados sobre o clima..e também sobre quando retornaria) e também poderei adquirir um casaquinho novo e quiçá mais algum outro item! :D
ai..novamente..peregrinação. HAHAHA
Ai trago novidades ;D
(quero muuuuuuuuuuuuito aquela clochêzinha de Angorá, de uma cor creminha-cru lindissima e fofa demais..
mas ainda a achei um pouco "too much" em seu preço.. u.u
rs)

Btw, amanhã visitinha do Di aqui em casa!
Café com bolo, altos papinhos e averiguar umas coisas importantes, fazer umas visitações, etc..e sábado passaremos o dia juntos..faremos shots dos looks (aka. resultado da 1a consultoria), quiçá teremos passeio depois, mas durante a noite temos o birth do meu primo e seguido do Di dormir em casa! :) nhum!
Serão dias gostosos! Eu realmente espero.. :)

Bisous geladinhos!


Nenhum comentário:

Postar um comentário